Expediente

Editorial

Revista O Papel - Fevereiro/2020

SEM PARAR NO TEMPO...

NEVER STOPPING IN TIME...

Nosso destaque em Reportagem de Capa desta edição é uma empresa centenária, a

CMPC. E é um grande orgulho para a revista O Papel contar esta história e trazer a

riqueza das lições compartilhadas pelos executivos de uma organização que atravessou

tempos desa adores para chegar até aqui. Driblou guerras, crises  nanceiras e outros

tantos percalços do mercado mundial por um século e, principalmente, fortaleceu-se

com os erros e acertos de sua própria experiência de vida.

Pensar que a CMPC é uma empresa velha, por ter 100 anos, é um grande engano, pois

companhias de um século não pararam no tempo. Pelo contrário: reinventaram-se diversas

vezes quando passaram por situações que as desa aram. “Temos uma cultura alicerçada

em propósito, valores, sustentabilidade, inovação, desenvolvimento, melhoria contínua,

relações com a comunidade e geração de valor compartilhado. Esses são alguns dos

conceitos que movem o Grupo CMPC e que nos permitiram chegar aos 100 primeiros anos

de existência. E também serão esses os pilares para construir os próximos 100 anos, atendendo

à crescente demanda por produtos de materiais naturais e renováveis, que supram

as necessidades das pessoas e preservem o meio ambiente”, resume Mauricio Harger, diretor-

geral da CMPC no Brasil. Harger é destaque na coluna Liderança, assinada pela Falconi,

ao compartilhar mais sobre a essência da história da empresa que conduz, ressaltando

que chegar à marca de 100 anos simboliza a conexão entre passado, presente e futuro.

A nova era que nos é reforçada pelo cenário pós-pandemia tem a cor do setor: o verde da

natureza, com uma produção mais limpa, oferecida a um público mais consciente sobre

a necessidade de evoluir sem destruir o planeta e com empresas geridas por executivos

mais capacitados a conjugar as demandas do mercado com políticas mais humanizadas

e tecnologias avançadas para manter o meio ambiente preservado mesmo extraindo dele

a matéria-prima requerida para abastecer as máquinas. Nesta edição, é possível conferir

este assunto no artigo da coluna IBÁ , assinada por Paulo Hartung, com o tema: Setor

 orestal na dianteira da economia verde.

As re exões sobre motivos que apoiam a sustentabilidade organizacional através dos

tempos são trazidas também nesta edição para a ABTCP a partir da reportagem institucional

Planejamento Estratégico estabelece diretrizes sobre o futuro da ABTCP. Com mais

de 50 anos de atuação no mercado, a Associação revisou seus planos com importante

apoio de renomados executivos e traçou cinco objetivos para impulsionar a modernização

da entidade até 2025. Algumas mudanças começam a ser implementadas desde já, a

exemplo da atualização do formato das categorias associativas de Pessoa Jurídica, como

pode ser visto na matéria ABTCP atualiza categorias associativas.

Entre relevantes artigos técnicos também em destaque nesta edição, e outros conteúdos,

a Rede de Inovação ABTCP traz atualizações dos trabalhos desenvolvidos até então

com enfoque no workshop sobre embalagens de papel. Completando nosso editorial de

fevereiro 2021 estão as Páginas Verdes com dados de mercado sobre o desempenho da

indústria brasileira de celulose, papel, papelão e produtos de papel, mostrado aos leitores

na coluna Estratégia & Gestão, assinada por Marcio Funchal, em uma breve análise que

antecipa o enfoque da nossa próxima reportagem de capa da O Papel de março 2021. 

Patricia Capo

Editora Responsável de Publicações/Coordenadora de Comunicação

__________________________________________________________________

O Papel – February 2020


This month’s Cover Story is about century-old CMPC, and O Papel
magazine is honored to tell its story and share the wealth of lessons
learned by executives from an organization that weathered challenging
times to make it where it is today. It overcame wars, fi nancial crises and
many other obstacles in the global market for an entire century and,
most importantly, became stronger from the mistakes and successes
of his own life experiences.
To think that CMPC is an old company, for being 100 years old, is a
big mistake, since companies that are a century old never stop in time.
On the contrary: they reinvent themselves several times when faced by
situations that challenge them. “We have a culture that is founded on
purpose, values, sustainability, innovation, development, continuous
improvement, community relations and shared value creation. These
are some of the concepts that drive Grupo CMPC and allowed it to
reach its fi rst 100 years of existence. And these will be the same pillars
we will use to build the next 100 years, satisfying the growing demand
for natural and renewal products and materials that satisfy people’s
needs and protect the environment,” says Mauricio Harger, CMPC
Brazil’s managing director. Harger appears in the Leadership column
signed by Falconi, sharing more about the essence of the history of the
company he runs, emphasizing that reaching the 100-year milestone
symbolizes the connection between past, present and future.
The new era reinforced on us by the post-pandemic scenario has the
sector’s color: the green of nature, with a cleaner production, offered to
an audience that is more conscious about the need to evolve without
destroying the planet and with companies managed by executives
better prepared to combine market demands with more humanized
policies and advanced technologies to maintain the environment
protected even when extracting from it the raw materials required to
supply machines. In this month’s issue, you can read about this topic
in the IBÁ column article signed by Paulo Hartung, titled: Forestry
sector at the forefront of the green economy.
Reflections on reasons that support organizational sustainability
over time is also presented by ABTCP in this month’s institutional story:
Strategic planning defi nes the guidelines for ABTCP’s future. Present
in the market for over 50 years, the Association revised its plans with
important support from renowned executives and defi ned fi ve goals
to drive the entity’s modernization through 2025. Some changes
are already being implemented, such as the format of corporate
membership categories, as you can see in the article ABTCP updates
its membership categories.
In addition to other relevant technical articles in this issue, as
well as other content, the ABTCP Innovation Network provides an
update on work developed so far with a focus on the paper packaging
workshop. To conclude February 2021’s editorial, we have our Green
Pages with market data on the performance of Brazil’s pulp, paper,
paperboard and paper products sector, presented to readers in the
Strategy & Management column signed by Marcio Funchal, and a
brief analysis that provides a peak into the topic of next month’s
cover story of O Papel magazine.

Patricia Capo

Chief Editor of Publications/Communications Coordinator

 

 

Patrícia Capo
Editora
tel. (11) 38742725

O Papel
Revista mensal de tecnologia em celulose e papel,
ISSN 0031-1057/Monthly Magazine of Pulp and Paper Technology

 

Redação e endereço para correspondência/O Papel Address for Contact:
Rua Zequinha de Abreu, 27
Pacaembu, São Paulo/SP – CEP 01250-050
Telefone (11) 3874-2700

 

Jornalista e Editora Responsável/Journalist and Editor-in-Chief: Patrícia Tadeu Marques Capo MTb 26.351-SP

Editor de Arte/Webmaster: Fernando Lenci
 

Conselho Editorial Executivo/Executive Editorial Council: Em definição


Comitê de Trabalhos Técnicos ABTCP/The ABTCP´s / Committee of Technical Papers:
Editora Técnica Designada/Technical Paper Editor in Charge: Maria Luiza Otero D’Almeida (Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT)

Membros do Comitê/Committee Members:
Alfredo Mokfienski, André Luiz Ferraz, Antonio Aprígio da Silva Curvelo, Celso Edmundo Bochetti Foelkel, Cesar Augusto de Vasconcellos Anfe, Danyella Oliveira
Perissotto, Deusanilde de Jesus Silva, Edison Strugo Muniz, Érico de Castro Ebeling, Flávio Trioschi, Graciela Beatriz Gavazzo, Gustavo Correa Mirapalheta, Gustavo
Matheus de Almeida, Gustavo Ventorim, José Luiz Dutra Siqueira, José Vicente Hallak D´Angelo, Júlio César da Costa, Luiz Marcelo Dionello Piotto, Marcelo Karabolad
dos Santos, Marcia Barreto Cardoso, Maria Cristina Area, Michael Lecourt, Nei Rubens Lima, Osvaldo Vieira, Patrícia Kaji Yasumura, Pedro Fardim, Song Won Park

Publicidade/Publicity: Tel.: (11) 3874-2720/ (11) 3874-2733

Email: relacionamento@abtcp.org.br

Representante na Europa:
Nicolas Pelletier - RNP Tel.: +33 238 42 2900
Fax: +33 238 42 2910
E-mail: nicolas.pelletier@groupenp.com

 

Publicação indexada/O Papel Index : A revista O Papel está indexada no Chemical Abstracts Service (CAS), www.cas.org

 

Os artigos assinados e os conceitos emitidos por entrevistados são de responsabilidade
exclusiva dos signatários ou dos emitentes. É proibida a reprodução total ou parcial dos
artigos sem a devida autorização.

Signed articles and concepts emitted by interviewees are
exclusively responsibility of the signatories or people who have emitted the opinions. It is
prohibited the total or partial reproduction of the articles without the due authorization.

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009