Voltar   

Empresas qualificam 240 jovens para o primeiro emprego

Notícias | Responsabilidade Social | 18.03.2015




As empresas International Paper, Magneti Marelli, Takata, Eaton, Meritor, Saint Gobain e DHL qualificaram 240 jovens em suas unidades nos dois primeiros meses deste ano. Essas companhias, que têm forte atuação nos setores de papel e celulose, automotivo, energia, construção civil e logística, formaram esses alunos por meio de uma parceria com o Formare, programa da Fundação Iochpe de qualificação de jovens em desvantagem socioeconômica. 

"Nós oferecemos a metodologia e suporte necessários e a participação voluntária de funcionários na formação desses alunos é um diferencial intangível, mas são realmente as empresas os verdadeiros agentes de transformação; são elas que proporcionam um futuro melhor aos jovens", conta Beth Callia, coordenadora do Formare.

A International Paper formou 40 jovens nas unidades de Luiz Antônio e Mogi-Guaçu (SP). A Magneti Marelli respondeu pela qualificação de 80 jovens nas instalações de Amparo, Mauá, Hortolândia (SP) e Lavras (MG). Na Eaton, 40 estudantes qualificados nas filiais de Mogi Mirim e São José dos Campos. E as empresas Takata, de Jundiaí (SP), Saint Gobain, em Guarulhos (SP) e DHL e Meritor, em Osasco (SP), foram responsáveis pela formação de 20 jovens, em cada uma de suas unidades.

Para César Assin, gerente-geral da International Paper na unidade de Mogi Guaçu, o Formare traz vários benefícios para o aluno e também para as empresas e comércio da região. “Destaco a formação de um novo profissional, que pode se tornar um funcionário ou um profissional preparado para o mercado de trabalho já com certa vivência industrial e conhecedor das atualidades, o que, antes, era uma realidade um tanto distante. O programa também desenvolve habilidades em nossos profissionais que atuam como educadores voluntários, como falar em público, liderança, organização e argumentação, além do fato de que eles retomam o estudo técnico na preparação das aulas".

Silvio Nogueira de Barros, vice-presidente e diretor geral para América do Sul da Meritor, acredita que “o Formare é uma plataforma de ensino completa, que começa com a formação dentro da fábrica e chega até o relacionamento com os nossos clientes”, revela.

De acordo com Aleixo Raia Falci, vice-presidente Abrasivos América do Sul e Lixas mundial da Saint Gobain, o objetivo é criar um programa perene e palpável para todos na empresa. “Não estamos simplesmente realizando uma ação social, mas contribuindo para a formação dos cidadãos do futuro”, finaliza.

Sobre o Formare

O Formare é um programa desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias em desvantagem socioeconômica residentes no entorno das empresas.

Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas por funcionários que se dispõem, como voluntários, a ministrar as aulas.

Ou seja, a empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional, contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos, com duração de, no mínimo, 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. Eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC --a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)--, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

::Números FORMARE
Unidades: 78 | Empresas parceiras: 48 | Alunos em formação: 1.560 Educadores voluntários atuando: 3.120 | Cobertura nacional: 55 municípios em 12 Estados do Brasil | Uma Unidade na Argentina e uma no México

Fonte: Formare