Voltar   

Coluna Panorama RISI

Indicadores | Páginas Verdes | 21.03.2017




O México, a segunda maior economia da América Latina e 14.ª do mundo, tornou-se muito mais aberta em 1996, quando realmente entrou em vigor o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA, sigla em inglês de North American Free Trade Agreement, bloco econômico formado pelos Estados Unidos, Canadá e México), assinado em 1993.

Isso, combinado com a localização geográfica estratégica do México, fez a economia ficar fortemente dependente dos ciclos econômicos dos Estados Unidos – em particular a atividade manufatureira. A economia do México avançou a um ritmo saudável desde a crise financeira de 2008/2009, com crescimento médio anual de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) – relativamente melhor do que outras grandes economias latino-americanas. Esse fato reflete, essencialmente, a recuperação da atividade econômica dos Estados Unidos ao longo desses anos.

AMANDA FANTINATTI
* ECONOMISTA ESPECIALIZADA EM ESTUDOS SOBRE O MERCADO LATINO-AMERICANO DE PAPÉIS PARA EMBALAGENS, UMA DAS MAIS RECENTES ANALISTAS CONTRATADAS PELA RISI PARA FAZER COBERTURA E PROJEÇÕES SOBRE O MERCADO DE EMBALAGENS NÃO APENAS DA AMÉRICA LATINA, MAS TAMBÉM DA ÁFRICA, DA OCEANIA E DO ORIENTE MÉDIO.8: afantinatti@risi.com