Voltar   

Norma de Pegada hídrica em Consulta Nacional

Notícias | NOTICIA | 20.04.2017




Está em Consulta Nacional, até o dia 10 de maio, o Projeto de norma ABNT NBR ISO 14046 - Gestão ambiental - Pegada hídrica - Princípios, requisitos e diretrizes. Este Projeto foi elaborado pela Comissão de Estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (CE-038:005.001), do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental (ABNT/CB-038). É previsto para ser idêntico à norma internacional ISO 14046:2014, que foi elaborada pelo Technical Committee Environmental Management (ISO/TC 207), Subcommittee of Life Cycle Assessment (SC 05).

O documento especifica princípios, requisitos e diretrizes relacionados com a avaliação da pegada hídrica de produtos, processos e organizações com base na avaliação do ciclo de vida (ACV). Além disso, fornece princípios, requisitos e diretrizes para conduzir e relatar uma avaliação da pegada hídrica como avaliação única e individual, ou como parte de uma avaliação ambiental mais abrangente. Somente as emissões atmosféricas e do solo que impactam na qualidade da água estão incluídas na avaliação. 

A questão da água e sua gestão tem se tornado cada vez mais discutida no cenário global sobre o desenvolvimento sustentável. Este interesse tem sido impulsionado pela demanda crescente de água, aumento da escassez em muitas áreas e degradação da qualidade da água. Isso leva à necessidade de uma melhor compreensão dos impactos relacionados com a água como base para uma melhor gestão em nível global. É desejável, portanto, possuir as técnicas de avaliação a apropriadas que possam ser internacionalmente utilizadas de forma consistente. Uma das técnicas em desenvolvimento para este fim é a avaliação da pegada hídrica.

Para opinar no projeto em Consulta Nacional, acesse: 
http://www.abntonline.com.br/consultanacional/

Pesquise por Comitê, neste caso ABNT/CB-038 Gestão Ambiental. Clique na lupa (visualizar). Faça o login. Caso não possua, clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”.

A participação de toda a sociedade é muito importante!

Fonte: ABNT