Voltar   

JAPAN HOUSE SÃO PAULO - Subtle - sutilezas em papel

Artigos Assinados | | 25.07.2017




A nova mostra tem início dia 29 de julho e se dedica a falar sobre o papel, destacando o design, a tecnologia e a sofisticação deste material tão familiar, porém surpreendente

O papel é o mote de Subtle - sutilezas em papel, exposição que chega à JAPAN HOUSE São Paulo para surpreender e ampliar o olhar para este material familiar e acessível, apresentado criações inovadoras que despertam os sentidos, por meio de experiências múltiplas e sofisticadas de design e tecnologia. Com início no dia 29 de julho, trata-se de uma remontagem de uma mostra exibida na emblemática feira Takeo Paper Show, evento dedicado ao universo do papel que ocorre anualmente no Japão, desde 1965.  Fora do Japão, a exposição já passou por Taiwan (Taipé) e Itália (Milão).

Com curadoria e direção de arte do designer Kenya Hara – responsável pelas diretrizes gerais para as três JAPAN HOUSE do mundo -, a exposição tem a marca do minimalismo japonês e convida o espectador à observação detalhada de cada item, apreendendo o que não fica evidente ao primeiro olhar. São itens sutis, delicados e leves, como o washi, papel japonês considerado um tesouro nacional do Japão, feito artesanalmente com técnicas tradicionais. 

Instalada no segundo andar do centro cultural, a exposição apresenta criações que resgatam e aprofundam o fascínio pelo papel ao evidenciar sua diversidade de texturas, cores, técnicas e aplicações do material. A abordagem expositiva é dividida em dois eixos, SUBTLE | CRIAÇÃO e SUBTLE | COLEÇÃO e, em diálogo com as criações, há também a exibição do trabalho Papel: um retrato, do fotógrafo Yoshihiki Ueda que, por meio de seu olhar traduz a paixão japonesa pelo material, registrando-o sem nada além do jogo entre luz e sutis texturas e dobraduras dos papéis.

O primeiro eixo é dedicado às criações concebidas por profundos entendedores do potencial e particularidades do papel, que expressaram suas ideias de forma única e absolutamente sutil. Entre eles estão arquitetos, designers, artistas e diretores de arte e animação. O segundo revela uma coleção com exemplos que convidam o visitante a percorrer as próprias experiências e memórias relacionadas ao material, como rendas de papel, dobraduras e envelopes. 

O contínuo desenvolvimento tecnológico do papel e as tendências do setor de papéis especiais no Japão também são abordados na exposição, por meio de outros dois trabalhos. O primeiro, BIÓTOPOS GA ― FS | O LIVRO DA LÍNGUA é um livro feito com papeis de fibras longas e robustas concebidos com inspiração na natureza, que apresenta um corte retangular no centro de cada página, deixando o lado adjacente à lombada sem corte. A técnica cria um efeito único, em que as páginas coloridas parecem saltar do espaço aberto do livro como se fosse uma língua e remetem também à ideia de diferentes camadas geológicas, combinando curvas e cores que juntas dão o tom distinto e sóbrio da peça.

O segundo, NT RASHA | TOM DA GRAVIDADE é feito em NT RASHA – padrão de papel especial pioneiro no Japão, lançado em 1949 que atualmente é produzido em 120 cores. O material se destaca pela textura clássica, pela suavidade e por ser o mais recomendado quando se quer enfatizar as qualidades mais básicas do material. Aqui, a noiz (renomada agência de design arquitetônico de Tóquio) projetou uma peça com base na ideia de campo gravitacional, em que três cores (branco, preto e vermelho), posicionadas em picos, comunicam a visão de mundo NT RASHA, com gradações determinadas algoritmicamente.


Subtle
De 29 de julho a 10 de setembro
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 – Segundo andar
Horário de funcionamento: 
Terça-feira à Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo
A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio, foi a primeira a abrir as portas no mundo. Outras duas unidades serão inauguradas posteriormente, em Londres e Los Angeles. Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência genuína e única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.