Voltar   

Profissional do futuro é destaque entre os temas

Eventos e Exposições | 5a Semana de Celulose e Papel | 04.09.2017




Profissional do futuro destaca-se entre os temas abordados no terceiro dia do evento

Palestrantes e participantes debatem os desafios e as oportunidades que devem marcar a indústria nas próximas décadas 

Por Caroline Martin
Pedro Moreira, engenheiro de Aplicações da divisão de Água Industrial da Solenis Especialidades Químicas, abriu as palestras do terceiro dia da 5ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas, apresentando uma tecnologia inovadora para controle microbiológico em sistemas de resfriamento. Por meio da aplicação de um biocida pouco oxidante e cloramina ativada por brometo, esclareceu Moreira, é possível obter um desempenho superior aos biocidas tradicionais. "A tecnologia baseada na aplicação de cloramina ativada por brometo permite a redução do consumo de biocidas oxidantes em até 80%, operação em faixa de ORP reduzida, diminuição das taxas de corrosão e maior inibição da formação de biofilme em comparação aos tratamentos com biocidas oxidantes, resultando em ganhos técnicos e econômicos consideráveis.”

O tema central da palestra de Erika Neves, pesquisadora da Buckman Latin America, foi a avaliação de um novo produto à base de enzimas para o branqueamento de celulose. "Trata-se de um produto inovador que dispensa qualquer alteração de processo para sua aplicação, podendo tornar-se um estágio no processo de branqueamento. Por conter uma nova enzima alcalina e termo-tolerante, ele atua como nenhum outro produto à base de enzima existente”, apresentou ela. Ao detalhar os resultados obtidos com a aplicação do novo produto, Erika frisou que todo o trabalho de laboratório foi conduzido a partir de uma parceria entre Buckman e Eldorado.

Elencando os riscos e as medidas de segurança relacionadas aos processos da indústria de celulose e papel, João Vitor Cruz Oliver, assistente técnico de Processo da Eldorado Brasil, evidenciou a relevância do tema aos presentes. "Com as diversidades apresentadas pelas organizações do setor de celulose e papel e com um mercado cada vez mais globalizado, a competitividade é ampliada. Neste contexto, a busca pela excelência operacional passa a ser essencial para se obter um crescimento sustentável˜, pontuou. Para alcançar estes objetivos, continuou Oliver, é imprescindível que a integridade dos colaboradores e os ativos da empresa sejam mantidos, assim como a disponibilidade operacional seja elevada. Tais metas só são conquistadas a partir de atenção e dedicação fortemente voltadas à gestão baseada em riscos e segurança dos processos.

Kenya Faria, psicóloga e coach da Kenya Gente e Gestão, discorreu sobre as características que formarão o Profissional 4.0. “Cada vez mais, a indústria exige conhecimentos integrados de seus colaboradores. O grande dilema que vivemos é que o nosso saber ainda é muito departamentalizado — exemplo disso são as divisões de matérias que temos no período escolar”, apontou o paradoxo. De acordo com ela, o profissional do futuro deixará de ser aquele altamente capacitado e será substituído pelo altamente versátil. 

"A qualidade dos trabalhos técnicos apresentados foi positivamente surpreendente. Já a palestra focada em desenvolvimento humano trouxe um diferencial ao elucidar um tema ainda pouco abordado em eventos técnicos. Pela interação da plateia, pudemos ver que este tipo de assunto traz uma contribuição importante às reflexões a respeito do futuro do setor”, fez o balanço Leonardo Pimenta, gerente de Controle Técnico da Eldorado Brasil e moderador dos debates do terceiro dia do evento.

Para mais detalhes sobre as palestras apresentadas durante os três dias da 5ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas, confira a Reportagem de Capa da edição de setembro da revista O Papel.

Caroline Martin
Especial para Revista O Papel