Voltar   

Capacitação técnica fortalece-se em Três Lagoas

Eventos e Exposições | 5a Semana de Celulose e Papel | 04.09.2017




Capacitação técnica fortalece-se em Três Lagoas

ABTCP anuncia o lançamento de um curso de pós-graduação em Celulose e Papel na cidade

Por Caroline Martin

Realizada há cinco anos pela ABTCP — Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, a Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas chamou a atenção dos profissionais do setor para uma pauta pertinente: a necessidade crescente de uma qualificação diferenciada, que atenda não somente aos requisitos atuais como supra as demandas futuras de uma indústria em transformação.

Ao receber os participantes do evento, Viviane Nunes, coordenadora técnica da ABTCP, ressaltou a importância da atuação da associação em prol do fortalecimento da qualificação profissional do setor. "Este ano, a ABTCP completa 50 anos. Ao longo destas cinco décadas, nosso trabalho sempre foi voltado à capacitação técnica. Queremos estar cada vez mais próximos da indústria e de seus colaboradores para atender às suas necessidades. Em março de 2018, por exemplo, daremos início a um curso de pós-graduação em Celulose e Papel, aqui em Três Lagoas. O curso terá uma duração total de 18 meses, sendo 12 deles compostos por aulas presenciais e os seis últimos dedicados à realização do trabalho de conclusão de curso˜, adiantou aos presentes, informando que mais informações podem ser obtidas no http://abtcp.org.br/capacitacao/pos-graduacao-abtcp/.

Diego Ferber, professor adjunto e coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), frisou a importância do estreitamento do diálogo entre alunos e empresas. A UFMS tem feito este intermédio para atender às demandas de ambas as partes na sua atual grade curricular, incluída nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistema de Produção.

Na AEMS — Faculdades Integradas de Três Lagoas, há uma série de cursos dirigidos à indústria de celulose e papel, entre eles, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Papel e Celulose, Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária. Ricardo da Silva Ferreira Junior, coordenador do curso de Tecnologia e Processos Químicos da AEMS, ponderou que a receita que formará o profissional do futuro ainda não está totalmente consolidada, mas o papel da instituição é se adequar para atender a todas as necessidades, sejam as de hoje ou de amanhã. 

O Senai de Três Lagoas oferece os cursos técnicos de Celulose e Papel, Química, Automação e Elétrica. Luciana Figueiredo Tortul, supervisora dos cursos de Química/Celulose e Meio ambiente, esclareceu que todos eles têm carga horária de 1.300 horas. "Os cursos evoluíram a partir da alta demanda das fábricas de celulose instaladas na cidade. Com isso, aumentamos nossos laboratórios e conquistamos mais equipamentos para as aulas práticas de todas as áreas necessárias”, contou. 

Para mais detalhes sobre as palestras apresentadas durante os três dias da 5ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas, confira a Reportagem de Capa da edição de setembro da revista O Papel.

Caroline Martin
Especial para Revista O Papel