Voltar   

Coluna Liderança

Artigos Assinados | Coluna Liderança | 24.11.2017




INDICADORES DE QUALIDADE COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR RESULTADOS


POR FREDERICO GONDIM*


Um dos princípios básicos da gestão é a mensuração de resultados.
Nesse contexto, não poderia ser mais apropriada a máxima de Joseph Juran: “Quem não mede não gerencia”.
A escolha dos indicadores corretos, seu desdobramento e acompanhamento
podem ser um grande desafio para várias organizações, não apenas pela quantidade de informação disponível (cada vez mais abundante), mas também pela dificuldade em integrar e processar dados da forma correta para atingir as metas estabelecidas.
Existem empresas capazes de medir quase tudo, mas isso não garante
o alcance de metas e, em alguns casos, pode até desviar o foco dos poucos e mais importantes indicadores.


*SÓCIO DA FALCONI CONSULTORES DE RESULTADO, GRADUADO EM ENGENHARIA CIVIL COM ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) E FORMAÇÃO EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA EM WHARTON E KELLOGG, NOS ESTADOS UNIDOS. NA FALCONI DESDE 2002, TEM EXPERIÊNCIA EM PROJETOS DE DIVERSOS SEGMENTOS DE MERCADO, COM FORTE ATUAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS E NO CANADÁ.