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A COMPLEXIDADE DO MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Indicadores | Estratégia & Gestão | 29.07.2021




Nos últimos meses, o tema da produção de energia
elétrica tem tomado lugar em diversos veículos
da mídia e norteado discussões sobre
oportunidades de investimento em vários setores
econômicos.
Um dos assuntos que corroborou para o aumento dessas
expectativas é o avanço das negociações no Congresso
Nacional sobre a privatização das operações da Eletrobrás,
apresentadas pelo Governo Federal. Além deste tema, o cenário
positivo da inserção de novas tecnologias e alternativas
para geração de energia (incluindo o uso de energia solar,
eólica e termelétricas mais eficientes do que no passado) tem
servido de impulso para a alavancagem do tema.
Contudo, como de costume, falta neste debate a clareza
do que se está de fato discutindo. Aquela famosa frase de palestrante
de eventos empresariais, “o Brasil não é para os fracos”,
é muito verdadeira para o mercado de energia elétrica
no País. Mais do que a boa técnica da engenharia, este mercado
exige grande esforço de entendimento legal, uma vez que
toda a gestão do sistema está definida mediante um extenso
e vasto arcabouço de leis, decretos, instruções normativas e,
obviamente, contratos entre partes (Governo & empresas, ou
empresas & empresas).

Marcio Funchal
A CONSUFOR é uma empresa de consultoria em negócios e estratégias, especializada nos setores da indústria da madeira, papel e celulose, bioenergia, siderúrgico, oresta e agronegócio. Para atender às necessidades do mercado, a CONSUFOR desenvolve serviços de consultoria e pesquisa focando em quatro áreas: Inteligência de Mercado, Engenharia de Negócios, Gestão Empresarial, Fusões e Aquisições.