Voltar   

LIFELONG LEARNING: O TEMA DA VEZ

Artigos Assinados | Artigos | 27.08.2021




LIFELONG LEARNING: O TEMA DA VEZ

POR JACKELINE LEAL
Psicóloga clínica, coach de carreira e consultora em Desenvolvimento Humano e Organizacional.
E-mail: contato@jackelineleal.com.br

Lifelong Learning, Antifrágil, Mundo VUCA, BANI e a
questão aqui é: o que estes temas todos têm em comum?
Estar em um mercado competitivo, inserido dentro
de um mundo complexo, não é mais novidade para ninguém;
o que ainda tem sido novo é a imensidão de desafios que empresas,
RHs e profissionais têm enfrentado para atender aos
mínimos requisitos que viver nesse mundo pós-pandêmico
tem nos exigido.
É insano dizer ainda que ser criativo e inovador é importante
para sua carreira. Mais insano ainda é ter que escrever no
currículo vitae (sim, ainda existe) que você tem Pacote Office
completo e está quase ficando bizarro dizer que possui Inglês.
O mundo de hoje parece que tem como pré-requisito tudo isso
aí e muito mais.
Em meio ao caos, às incertezas do futuro dos empregos e
da sustentabilidade do planeta, estamos nós, reles mortais, tentando
equilibrar mil pratos ao mesmo tempo e fingindo que
não tem nenhum caindo. Assustador para você? Imagine para
quem ainda espera que o Recursos Humanos faça o seu PDI –
Plano de Desenvolvimento Interno – e que a companhia pague
todos os seus cursos de capacitação.
Em um mundo complexo, dotado de aspectos e elementos
tão diversos, que fica quase impossível compreender o percurso
que a ideia fez até chegar aqui, respostas tidas até pouco
tempo atrás como óbvias deixaram de existir, e novos conceitos
têm sido criados para tentar ajudar pessoas simples como eu e
você a lidar com o caos.
O termo do momento é lifelong learning que fala sobre o
estilo de vida das pessoas que adotam um modelo de aprendizagem
ao longo da vida. Esse modelo surgiu pela primeira vez
em 1970, porém foi em 1990, na era dos millennials, que o jeito
de pensar voltou a ser falado e o convite para a incorporação
do termo em nosso Mindset surgiu. Mudando a nossa forma
de ver a educação como sendo apenas adquirida dentro do espaço
escolar, aprender com tudo aquilo que está disponível no
mundo para nós, desde cursos ao bate papo com alguém mais
experiente, tem questionado o nível de experiência das pessoas em
relação a sua idade.
Hoje, minha filha de três anos aprendeu, escutando um desenho
no IPAD, as cores em inglês, coisa que eu só tive a chance de ouvir
pela primeira vez já maior, na escola, e que a minha mãe sem dúvida,
quando pequena, sequer teve a chance de aprender.
Não é tempo de lamentar, mas de abraçar as mudanças e compreender
o que de bom chega e o que precisamos aperfeiçoar em
nós, nas organizações e processos, para trabalhar de forma que o
vento sopre a nosso favor.
Para que isso aconteça, as diversas gerações que hoje formam uma
empresa precisam andar de mãos dadas. A ideia de poder aprender
de forma constante com todo tipo de experiência inclui aprender com
quem já está na empresa há mais tempo e com quem acaba de chegar.
Não existe experiência melhor ou pior, existem pontos de vistas diferentes
e com certeza oportunidades de ganhos para quem souber aproveitar.
Para que isso seja possível, teremos que desapegar de antigos
medos como o de ser substituído, caso ensine tudo que sabe. Você
precisa ser bom não apenas para a empresa que você trabalha, você
precisa ser bom para você e para o mercado.
Quando uma empresa investe em você, ela sim, pode estar pensando
na pessoa por trás do colaborador, mas é bem possível que ela
esteja pensando nas necessidades da organização. E com você não
deve ser diferente. Pode aprender para a empresa, mas também para
o profissional que, ao crescer, estará mais apto para assumir quaisquer
desafios no mercado.
Protagonismo ainda é a bola da vez, e agora mais do que nunca
deve ter um modelo mental que te permita empreender dentro e
fora da organização também. Profissionais que cuidam de si e da
sua carreira têm mais chances de entregar melhores resultados, de
estarem mais engajados no trabalho e ainda preparados para lidar
com quaisquer adversidades.
Aprender com a vida, com o dia a dia e com as pessoas ao nosso
redor, enfim, aprender sempre é sem dúvida o novo trend do mercado
e você não pode ficar fora dessa!
Pense nisso, saia na frente!