Voltar   

Tecnologias e experiência

Notícias | Notícias | 22.03.2022




Tecnologias e experiência: fatores decisivos na escolha da SUEZ WTS para fornecer as plantas de produção de água industrial para o Projeto Cerrado da Suzano

O Projeto Cerrado firmará o Brasil como um dos maiores players globais da commodity com investimentos programados de quase R$ 20 bilhões


Parte deste investimento está em tecnologia e equipamentos para a produção sustentável de água industrial com o contrato recém assinado entre a Suzano, empresa brasileira e maior produtora global de celulose de eucalipto, e a SUEZ - Water Technologies & Solutions, empresa líder global em soluções para tratamento de águas industriais e municipais e que será responsável pela construção das plantas de tratamento de água para uso em caldeiras, consumo potável e água desmineralizada.


O valor do contrato é de aproximadamente R$ 150 milhões e contempla o que há de mais moderno em soluções, como destaca Massimiliano Santavicca, Diretor Comercial para América Latina. “O Projeto Cerrado da Suzano, no estado do Mato Grosso do Sul, terá o mais avançado e robusto em relação às tecnologias de clarificação, filtração, osmose reversa e ultrafiltração com tecnologia de membranas do nosso portfólio ZeeWeed®. Já somos parceiros de longa data e compreendemos em profundidade as necessidades da indústria de papel e celulose. Nos sentimos honrados por esta confiança, por isso fomos buscar os melhores diferenciais técnicos, econômicos e contratuais além de trazer parceiros robustos e confiáveis para o projeto, que é na modalidade EPC. Esta confiança nos permite uma relação próxima, transparente e construtiva com a Suzano”, complementa Massimiliano.


O Brasil caminha rapidamente para se tornar o maior produtor mundial de papel e celulose. Em 2019, o país já era o segundo produtor, com 19,7 milhões de toneladas fabricadas, segundo dados do Ibá, Instituto Brasileiro de Árvores, principal entidade setorial. São cerca de 3,7 milhões de empregos diretos e indiretos, gerados por um setor agroindustrial que assume protagonismo cada vez maior na economia.


A indústria de papel e celulose é intensiva no uso de recursos e muito sensível aos aspectos regulatórios e de sustentabilidade operacional, por isso a importância de vincular tecnologias de tratamento que assegurem a gestão sustentável da água e viabilizem o reuso.