Voltar   

UM SETOR DO LADO CERTO DA EQUAÇÃO CLIMÁTICA

Artigos Assinados | Artigo | 23.03.2022




UM SETOR DO LADO CERTO DA EQUAÇÃO CLIMÁTICA

POR PAULO HARTUNG

Economista, presidente-executivo IBÁ, membro do conselho do Todos Pela Educação, ex-governador do Estado do Espírito Santo (2003-2010/2015-2018)

Osexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), lançado em fevereiro, escancara um cenário desafiador para a humanidade. “A população mundial e os animais estão pressionados para além de sua capacidade de adaptação”, afirma o documento. Isto é, se a humanidade seguir na mesma toada, corre o risco de encontrar um futuro pouco habitável. É preciso renovar nossos hábitos e um modelo de negócios em busca de ações mais equilibradas.
A pandemia, que trouxe desafios duríssimos para todo o mundo, também acelerou processos e tendências. Entre elas, agir por um mundo sustentável. A famosa sigla ESG (no inglês, ambiental, social e governança) deixa de estar no papel e passa a ser baseada em atitudes. A COP26, de Glasgow, mostrou que essa tendência já articula governos, empresas, investidores e consumidores. Milhares de pessoas de todo o mundo se reuniram para manifestar seus
anseios por um planeta sustentável, enquanto os negociadores selaram avanços, como a regulação do Mercado Global de Carbono.

Leia mais no PDF