Voltar   

START-UP – Nova Máquina Tissue DAMAPEL

Notícias | Notícias | 08.06.2022




A Damapel iniciou com sucesso sua nova máquina de papel, a MP4 no dia 1/6 para a fabricação de papéis higiênicos, toalhas, guardanapos e lenços, com gramaturas de 13 a 40g/m².

A máquina, modelo EVO 16 ECO, foi fornecida pela HERGEN com Crescent Former HCF-1225, Prensa de Sucção Ø 1.200 mm e Cilindro Yankee ranhurado Ø 4.880 (16') mm construído em Aço.

A Enroladeira hidráulica produz bobinas com Ø 2.500 mm e é equipada com sacador de estangas, repositor de tubetes e sistema recolhedor de estangas para magazine.

A Damapel destaca em comunicado que trata-se de importante marco no ciclo de ampliação da companhia e que reforça a capacidade de crescimento sustentável aliado com a tecnologia de ponta, já que possui uma velocidade produtiva final de 2000 metros por minuto.

A MP4 contempla utilização de fibra virgem FSC®, uso de caldeiras geradoras de vapor compactas altamente eficientes, movidas a consumo de GN (Gás Natural) com emissões baixo NOX e CO e sem emissão de material particulado, partida rápida com vapor disponível para consumo em cinco minutos, fechamento do circuito de água, 90% de reúso de água e recuperação de fibras.

Projeto flexível

Tirando proveito deste diferencial da máquina HERGEN, o projeto foi dividido em duas etapas. Nesta primeira fase, a máquina trabalha com Coifa, que tem por objetivo simplesmente extrair o vapor gerado pela secagem do papel. A Coifa utiliza apenas pequenos ventiladores, com consumo muito baixo de energia. Esta configuração permite extrair o máximo de performance da máquina, que neste caso, produzirá em torno de 70 t/d.

Na segunda fase, o projeto prevê a substituição da Coifa por uma Capota a gás. Neste cenário, está prevista uma produção de 108 t/d.