Voltar   

Klabin inova na colheita florestal

Notícias | Notícias | 10.06.2022




Klabin inova na colheita florestal e utiliza máquina pioneira que integra todos os processos

O equipamento, nomeado de Harbunk, é inédito no Brasil, reduz custos, aumenta a produtividade e oferece mais segurança operacional

Uma máquina florestal capaz de trazer o desenvolvimento tecnológico para o campo, trazer mais segurança para a operação e reduzir a emissão de CO2 na atmosfera. Esse é o objetivo da Harbunk, desenvolvida a partir de estudos da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, em parceria com a Ponsse, tendo como base a máquina Harvester Bear, da fabricante finlandesa de equipamentos de colheita florestal. Com tecnologia para cumprir todas as etapas da colheita de madeira do sistema de árvores inteiras (Full Tree), a novidade do mercado também aumenta a produtividade e diminui os custos desta operação, principalmente em áreas pequenas



Até então, a Klabin realizava a colheita florestal em pequenas áreas, apenas pelo sistema CTL ("cut-to-length"), formato que garante eficiência operacional em áreas maiores e necessita a utilização de duas máquinas (Harvester e Forwarder), cada uma responsável por uma fase da operação. Esse processo aumenta o investimento de empresas e do pequeno produtor rural, além de, consequentemente, elevar a emissão de CO2.



Por ter um design diferenciado, a Harbunk otimiza o processo, já que esta única máquina consegue realizar a extração e o processamento da madeira, reduzindo consideravelmente os custos da operação, enquanto oferece uma colheita mais eficiente e sustentável. Um dos principais ganhos é a redução do tempo perdido com o transporte das máquinas. Como é apenas uma máquina, ela fica mais tempo em cada floresta do que o conjunto de "cut-to-length" ou full tree, reduzindo o tempo de deslocamento entre as áreas de colheita e consequentemente aumentando a disponibilidade da máquina para a operação.



O benefício da Harbunk, no entanto, vai além do processo da colheita. O equipamento, que levou dois anos entre a concepção da ideia e o produto final, diminui o risco de acidentes florestais, pois consegue realizar a colheita em praticamente todos os tipos de áreas, incluindo as com topografia ondulada, fortalecendo a segurança da operação. Além disso, a tecnologia da Harbunk segue o estado da arte no setor florestal, que conta com máquinas tecnológicas, seguras e confortáveis.
 

"A máquina Harbunk demonstra mais uma vez o pioneirismo da Klabin de promover a inovação em todas as suas áreas de atuação como um direcionador importante para a evolução dos negócios. O desenvolvimento da máquina é uma iniciativa voltada à excelência operacional na colheita florestal que proporciona melhorias ambientais e sociais para seus colaboradores e comunidade, reforçando o reconhecimento da Companhia como uma empresa cidadã e inovadora", afirma José Totti, diretor Florestal da Klabin.
 

Em busca constante de inovação, a Harbunk é fruto da dedicação e sinergia entre as áreas de negócios florestais, parceiros internacionais e faz parte do portfólio da área de Projetos e Desenvolvimento Florestal. "Na área de Projetos e Desenvolvimento Florestal implementamos metodologias para administrar um portfólio estratégico e ágil, garantindo a execução de nossas inovações. Buscamos suportar o crescimento estratégico da Klabin garantindo a implementação dos projetos de inovação na colheita, silvicultura e logística florestal. Nosso compromisso é trazer projetos alinhados com a Agenda 2030 da empresa, que promovam o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que aumentam a eficiência operacional", complementa Totti.



"Estamos sempre ao lado dos nossos clientes para desenvolver soluções para os problemas reais da colheita florestal. Levamos uma equipe da Klabin para conhecer iniciativas inovadoras na Europa e desenvolvemos juntos um modelo de máquina que se adequasse às suas necessidades, otimizando ainda mais a operação, principalmente em áreas florestais menores", destacou o gerente de vendas e Marketing da Ponsse, Rodrigo Marangoni.

Fonte: Klabin