Voltar   

ZÉ PACEL FALA SOBRE INCERTEZA DE MEDIDA

Artigos Assinados | Artigo | 23.06.2022




Pergunta: O que é incerteza de medida e como é determinada? Resposta elaborada por: Kazuto Kawakita (kawakita@ipt.br) – IPT/UNTRM – Instituto de Pesquisas Tecnológicas / Unidade de Negócios em Tecnologias Regulatórias e Metrológicas


No cotidiano de uma indústria de papel são medidos diferentes parâmetros, seja para o monitoramento e o controle de processos produtivos, seja para a avaliação da qualidade de insumos e produtos.

O valor do mensurando e sua incerteza O propósito de uma medição é determinar o valor de uma grandeza denominada mensurando que, de acordo com o VIM [1], é a grandeza que se pretende medir. O mensurando é o objeto sujeito à medição de um fenômeno, corpo ou substância que pode ser distinguido qualitativamente e determinado quantitativamente. Por exemplo, a pressão do vapor d’água na saída da caldeira, a temperatura do ar quente na entrada do secador e a gramatura da folha de papel são mensurandos comuns. A definição correta e completa do mensurando é vital para se obter bons resultados da medição. Entretanto, a imperfeição natural de um processo de medição torna impossível conhecer com certeza absoluta o valor verdadeiro de uma grandeza. Assim, todo resultado de medição carrega de forma implícita uma incerteza que, de acordo com o VIM, é um parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas.