Voltar   

Ibema reduz gasto energético com fontes renováveis

Notícias | Notícias | 25.07.2022




Depois de otimizar seu uso de água e alcançar os melhores índices do mercado na gestão desse recurso, a Ibema investe na eficiência energética de suas duas plantas fabricantes de papelcartão, em Turvo (Paraná) e Embu das Artes (São Paulo). Para isso, organizou um time específico e contratou um engenheiro especialista no assunto, além de adotar consultorias especializadas para identificar e implementar ações sustentáveis.

"Além de economizar, queremos cumprir nosso papel na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Algumas das medidas já adotadas foram a substituição de motores e transformadores elétricos antigos e de baixa eficiência por novos de alto rendimento e a otimização dos processos produtivos, com a instalação de equipamentos modernos e mais eficientes, tais como desfibradores, refinadores, rebobinadeira, cortadeiras, entre outros", explica a gerente de Meio Ambiente da Ibema, Andrea Pegorini Lacerda.

As oportunidades são muitas, quando se faz um raio-x do processo produtivo. No caso da Ibema, tem sido possível intensificar a instalação de sistemas de medição de energia, para privilegiar o uso de fontes renováveis, como a energia elétrica proveniente das PCHs do grupo, de biomassa, vapor e ar comprimido.

Mas ainda há passos a serem dados. Agora que as medidas iniciais foram tomadas, verificou-se a necessidade de utilizar novas ferramentas que permitam dar um salto na eficiência energética. Automatizar sistemas, medir o gasto em todos os pontos, atualizar e modernizar equipamentos, reforçar sistemas de automação e de inteligência artificial usando big data e técnicas de dados para cruzar produtos com receitas e obter um consumo mais eficaz são algumas das medidas a serem adotadas.

"Uma de nossas vantagens é a comparação dos índices de nossas duas fábricas, o que nos permite utilizar uma como estímulo para a outra", completa Andrea.

Automação permite crescimento

Além do uso inteligente dos recursos, a Ibema segue nos últimos três anos um processo de atualização dos sistemas de automação e de inteligência artificial para a prospecção de oportunidades de melhoria. "Aumentamos vendas, exportações e a capacidade de produção, com a eliminação das ociosidades dos equipamentos produtivos, o que também contribui para a melhoria dos índices específicos, os quais mostram claramente os avanços obtidos."

A Ibema também divulga nas próximas semanas seu Relatório de Sustentabilidade, que trará um raio-x completo de sua pegada de carbono e compromissos estratégicos com o meio ambiente.