Voltar   

Kimberly-Clark fortalece iniciativas de impacto na AL

Notícias | Notícias | 12.09.2022




Kimberly-Clark fortalece iniciativas de impacto na América Latina como parte das metas globais de sustentabilidade

Por meio de um forte compromisso com a reciclagem, reutilização, compostagem e processamento de todos os resíduos gerados em suas operações, a empresa conseguiu garantir que 85% de suas fábricas na América Latina não enviassem resíduos para aterros. No Brasil esse marco já chegou a 100%

A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene, divulgou seu relatório anual de sustentabilidade, que inclui a atualização do progresso da jornada em direção à sua estratégia e metas de sustentabilidade para 2030, direcionadas a enfrentar os desafios sociais e ambientais da próxima década, buscando melhorar a vida e o bem-estar de milhões de pessoas em comunidades vulneráveis pela América Latina, além de reduzir seu impacto ambiental. A companhia está avançando em direção a estes compromissos com iniciativas que impactaram mais de 25 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com o novo Relatório de Sustentabilidade Global.

“As metas de sustentabilidade para 2030, que incluem proteger os recursos naturais, focar na inclusão e diversidade, e na ambição de promover o bem-estar de milhões de pessoas na região, são fundamentais para o nosso propósito de oferecer um melhor cuidado para um mundo melhor”, comentou Gonzalo Uribe, Presidente da Kimberly-Clark para a América Latina.

Impacto ambiental

A conservação da água é fundamental para as metas de sustentabilidade da Kimberly-Clark. Por isso, desde 2021, a companhia fez um esforço significativo para reduzir em 34% o uso de água em suas instalações na América Latina, onde três de suas fábricas se destacam nesse quesito:

A instalação da Kimberly-Clark em Santa Cruz, Bolívia, reduziu seu consumo de água em mais de 86% desde 2015, o que equivale a encher mais de 86 piscinas olímpicas.
As instalações localizadas no Sítio Del Niño, em El Salvador, reduziram o uso de água em 68% desde 2015, o que equivale a encher mais de 500 piscinas olímpicas.
A fábrica de Puente Piedra, no Peru, reduziu em 40% o uso de água doce em 2021, instalando um biorreator de membrana de última geração para filtrar e reutilizar a água.
A Kimberly-Clark também busca maximizar o uso de energia limpa instalando painéis solares em suas instalações. Por exemplo, o centro de distribuição Kimberly-Clark na Guatemala trabalha com energia solar: 461 painéis solares suprem as necessidades do Centro de Distribuição, produzindo 250,6 megawatts-hora por ano.

Da mesma forma, a Usina de Cogeração de Energia Kimberly-Clark em Papeles del Cauca (Colômbia) contribui significativamente para a redução do consumo de energia de fontes externas. Atualmente, produz 9,5 MW de energia elétrica para alimentar o maquinário de fabricação de produtos de papel.

Ainda nesse sentido, a empresa tem um forte compromisso com a reciclagem, reutilização, compostagem e processamento de todos os resíduos gerados em suas operações, garantindo que 85% das fábricas da companhia na América Latina não enviem resíduos para aterros.

Especificamente no Brasil, a companha desenvolveu importantes iniciativas e atingiu metas relevantes que fortalecem a jornada de sustentabilidade com foco em 2030:

CRSMA
O Centro de Referência Sócial Ambiental Mata Atlântica visa preservar o corredor ecológico, que fica entre a Serra do Mar e Serra do Itapeti e faz parte da estratégia de Responsabilidade Social e cuidados com o meio ambiente. A iniciativa, vigente desde 2012, também realizou o reflorestamento dessa área com o plantio de árvores nativas, resultando no plantio de mais de 12 mil mudas e no retorno de diversas espécies que não eram mais encontradas no local, algumas delas ameaçadas e, até mesmo, consideradas extintas.

Certificação FSC®
A celulose utilizada nas linhas tissue (lenços de papel, guardanapos de papel e papel higiênico) é composta por fibras certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®)*, além de outros materiais controlados, que chancela um manejo ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável das florestas utilizadas para a produção destas fibras. A produção de celulose certificada FSC® se dá a partir de florestas plantadas, como florestas de eucalipto, e não com o corte de florestas nativas. Os produtos tissue da Kimberly-Clark produzidos com estas fibras são certificados FSC.



Aterro Zero
As fábricas das cidades de Camaçari (BA) e Suzano (SP) atingiram a meta de se tornar “Aterro Zero” em setembro de 2019. Em 2020, foi a vez da planta de Mogi das Cruzes (SP) atingir o marco de “Aterro Zero”. Com isso, o Brasil zerou o envio de materiais excedentes para aterros dois anos antes do previsto, uma vez que essa meta era prevista globalmente para 2022.  Hoje, 100% dos resíduos gerados na produção das plantas do Brasil podem ser reaproveitados de alguma forma, fazendo com que a operação não descarte mais rejeito em aterros sanitários.

Inclusão e diversidade

Nos últimos anos, a Kimberly-Clark promoveu uma cultura de inclusão que reconhece, valoriza e celebra diversas perspectivas. Em linha com seus pilares, no ano passado concentrou suas atividades na capacitação de lideranças sobre porque a inclusão e a diversidade são essenciais à inovação. Estes líderes, por sua vez, buscam fomentar a construção de equipes de alto desempenho, inclusivas e diversificadas, que garantam o fortalecimento de uma cultura corporativa.

Da mesma forma, a companhia tomou medidas para aumentar o número de pessoas com deficiência contratadas, promoveu ações que beneficiam o intercâmbio entre gerações e liderou comitês para o planejamento e implementação de iniciativas de inclusão de etnias e da comunidade LGBTQ+. Além disso, a Kimberly-Clark já é conhecida por equilibrar o número de mulheres em cargos de liderança, que atualmente gira em torno de 40% da organização.

“Em 2021, continuamos a alinhar nossos esforços para atingir o objetivo de fornecer o melhor cuidado para um mundo melhor, por meio dos produtos que fabricamos, dos ambientes de trabalho que cultivamos e das comunidades onde atuamos. Na próxima década, seguiremos firmes na busca por iniciativas de sustentabilidade que nos permitam continuar cuidando das pessoas que atendemos e protegendo nosso planeta”, finalizou Uribe.

O relatório anual de sustentabilidade da Kimberly-Clark abrange o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. Para obter mais informações sobre o relatório completo, visite:

https://www.kimberly-clark.com/-/media/kimberly/pdf/key-download-pdf/kc-2021-sustainability-report.pdf