Voltar   

Veracel abre inscrições do Programa Jovem Aprendiz

Notícias | Notícias | 16.09.2022




Veracel Celulose abre inscrições para a edição 2022 do Programa Jovem Aprendiz

O processo seletivo tem início nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, e vai até o dia 22/09. Além de contribuir para desenvolver a mão de obra local e para identificar novos talentos, o programa reforça os pilares de Diversidade e Inclusão da empresa

 

Eunápolis,16 de setembro de 2022 -- A Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia, abre inscrições para a edição 2022 de seu Programa Jovem Aprendiz. Serão oferecidas 40 vagas para jovens entre 18 e 21 anos, com os objetivos de desenvolver a mão de obra da região de atuação da companhia e de identificar talentos para futuras oportunidades na empresa. O processo seletivo será promovido em alinhamento com os pilares de Diversidade e Inclusão da Veracel -- todas as vagas do programa serão distribuídas para pessoas autodeclaradas como negras ou pardas; mulheres e pessoas com deficiência (PCDs).
 

"O Programa Jovem Aprendiz da Veracel tem o objetivo de abrir portas para as pessoas do nosso território de atuação, trazendo para os jovens uma oportunidade de contar com uma formação profissional sólida e de reforçar e complementar sua formação educacional", comenta Dienane da Silva Brandão, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional. "É muito gratificante contar com esse programa, que tem um papel transformador e traz uma importante contribuição para o desenvolvimento da nossa região", afirma ainda Dienane.
 

Toda a experiência dentro da Veracel se destaca por formar profissionais com aptidão para diferentes áreas, como conta o ex-jovem aprendiz Lucas Nogueira, que hoje atua como Operador de Área na companhia. "Durante a minha passagem no programa, tive muitas experiências positivas com relação à segurança no trabalho, organização, além de muitas outras informações que aprofundaram meu conhecimento", afirma ele. Além de bolsa-auxílio, todos os aprovados contarão com auxílios alimentação; transporte; planos de saúde e odontológico; e seguro de vida em grupo, dentro das políticas de gestão de pessoas da Veracel.
 

As inscrições serão abertas nesta sexta-feira (16) e vão até o dia 22/09, por meio da plataforma de recrutamento, Gupy. Para participar, é necessário estar cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental ou ter concluído o ensino médio. A etapa de recrutamento tem duração estimada de um mês, e a previsão é que o programa tenha início em 21 de outubro.
 

Na edição deste ano, as vagas serão para dois cursos: Assistente Administrativo e Auxiliar de Fabricação de Fibra Celulósica. Ambas as formações têm duração média de 18 meses, sem possibilidade de renovação do contrato como Jovem Aprendiz. As aulas são divididas em dois momentos: primeiro, a parte teórica presencial no Senai Eunápolis, com carga horária de 04h diárias (13h às 17h). Já o segundo momento será realizado dentro da própria Veracel, com introdução à parte prática da atuação na indústria de celulose, carga horária diária de 06h (08h às 15h).
 

Para mais informações sobre o processo, clique aqui.
 

Requisitos para participar do Programa Jovem Aprendiz:

Idade entre 18 e 21 anos e 11 meses, no ato da matrícula. Caso o Aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação;
Estar matriculado e cursando no mínimo o 9° ano do ensino fundamental ou ter concluído o ensino médio (ou equivalente);
Possuir conhecimentos básicos em editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet, utilizando computadores desktop ou notebook;
Não ter tido contrato firmado com a Veracel em programas de aprendizagem anteriores;
Disponibilidade para estudar (presencial) durante a etapa teórica, das 13h às 17h (4 horas diárias) e, das 8h às 15h (6 horas diárias), para realizar a etapa prática, que será realizada na fábrica da Veracel;
Não estar matriculado em nenhum curso gratuito no Senai/DR/BA, no ato da matrícula;
Não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto neste Programa de Aprendizagem, por meio do Senai.
Etapas do Processo:

Avaliação de perfil comportamental (online)
Teste de Língua Portuguesa (online)
Teste de Matemática (online)
Entrevista (Online)
Exames médicos para os aprovados no processo
Entrega de documentos para os aprovados nos exames médicos
Obs.: todas as etapas do processo são eliminatórias




Sobre a Veracel Celulose

A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.
 

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!