Voltar   

Ibema lança projeto de reflorestamento estratégico

Notícias | Dia da Àrvore | 20.09.2022




No Dia da Árvore, Ibema lança projeto de reflorestamento estratégico no Paraná

Ibema Florestal surge como fonte de insumos, absorção de CO2 e desenvolvimento do setor de árvores plantadas

A fim de fomentar o desenvolvimento do setor de árvores plantadas no Brasil, a Ibema anuncia uma novidade que marca o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro: a plantação massiva de árvores de reflorestamento no interior do Paraná. "O reflorestamento de árvores de eucalipto e pinus ficou estagnado nos últimos anos. Por isso, inauguramos a Ibema Florestal, que nasce com o propósito de preservar e fomentar essas espécies no estado", explica a diretora de Supply Chain da Ibema, Irlene Demeneck.

Para a companhia, esse é um grande passo, não só por fornecer um importante insumo para a região de Turvo, mas especialmente por se tratar de uma iniciativa significativa de recuperação econômica da atividade florestal na região. "O Paraná tem potencial e terras em abundância para conviver em harmonia com os diversos setores do agronegócio, além de garantir o equilíbrio ambiental e sustentável para a economia local", aponta a diretora.

A primeira área destinada para esse fim foi adquirida em maio de 2022. São 2,2 mil hectares, onde serão plantadas 1,9 milhão de mudas, próximo ao município de Turvo (PR). Trata-se de uma fazenda de pasto, cujo solo foi recuperado e adaptado para o plantio de árvores, iniciado em setembro. Foram necessários ainda investimentos em infraestrutura para o preparo das estradas e do solo.

"Além de sermos certificados FSC, temos um profundo respeito pela natureza e seu impacto nos setores sociais, ambientais e econômicos", pondera Irlene.

Em todo o processo, desde a escolha da semente até a colheita, são seguidos rigorosos padrões estabelecidos pelo FSC. "Contamos com parceiros de negócio reconhecidos pela sua competência e que nos ajudam no desenho da estratégia de formação do ativo florestal e sua gestão."

Além do investimento já realizado, a Ibema planeja trabalhar também com o sistema silvipastoril, que combina o uso estratégico de árvores, pastagens e gado, um cultivo que já é praticado na região em perfeita harmonia com a mata nativa da fazenda e que tem trazido ótimos resultados.

A plantação de pinus, eucalipto e outras espécies gera cerca de US$ 10,3 bilhões para o saldo da balança comercial brasileira (2019), de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Além disso, o setor de árvores plantadas absorve cerca de 1,88 bilhão de toneladas de CO2eq¹ da atmosfera todos os anos, contribuindo para a mitigação do aquecimento global.

Em breve, mais informações sobre esse importante investimento da Ibema!



#Ibema #ESG #Florestal #Papelecelulose #Ibá #FlorestasPlantadas