Voltar   

Bracell desenvolve projeto sustentável para uso da água

Artigos Assinados | Notícias | 17.10.2022




A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e parte do grupo RGE, segue o seu compromisso com a sustentabilidade e vem investindo cada vez mais em modelos inovadores em todas suas operações. A companhia, que possui a fábrica de celulose mais verde e moderna do mundo, desenvolveu um projeto sustentável para o uso consciente da água com o tratamento de efluente em três fases e se tornou a primeira do setor de celulose no estado de São Paulo a adotar esta medida. Como resultado, cerca de 95% da água captada do Tietê volta ao rio após o processo industrial, como efluente tratado.

A água utilizada na fábrica é captada do Rio Tietê, localizado a 22 km de Lençóis Paulista (SP), onde também é lançado o efluente tratado. Após o uso no processo produtivo, a água é destinada ao sistema de tratamento de efluentes, realizado em três etapas. A primeira remove as fibras, a segunda trata a matéria orgânica e a terceira filtra o efluente que, em seguida, é devolvido ao Rio Tietê.

“Nossa fábrica foi projetada para ter um dos menores consumos de água por tonelada de celulose produzida. Além disso, as estações de tratamento de água e tratamento de efluentes são as melhores da categoria com Primário, Secundário e Terciário clarificado para garantir que não seja apenas limpo, mas também sem coloração. A Bracell se destaca por ser sustentável e pelas inovações em várias frentes, ao buscar parâmetros até mesmo acima do que as leis ambientais exigem, como uso racional da água, tratamento terciário de efluentes e produção alternativa de energia elétrica, livre de combustíveis fósseis”, esclarece Alexandre Figueiredo, gerente sênior industrial da Bracell.

O sistema de dispersão inteligente desenvolvido pela companhia colabora para um melhor resultado na redução da cor e faz com que a Demanda Biológica de Oxigênio (DBO) nos efluentes seja a menor praticada em todo o setor. Além disso, para reduzir a quantidade de nutrientes nos efluentes, que é sobrecarregada na região onde a empresa atua devido às atividades agrícolas da região, foi desenvolvido um efluente com níveis de Sulfato e Nitrogênio muito baixos.

“Essas práticas sustentáveis se conectam com nossa filosofia de que tudo o que fazemos, deve ser bom para a comunidade, para o país, para o clima e para nossos clientes e, só assim, será bom para a empresa”, afirma Figueiredo.

 

Bracell reforça a sustentabilidade: Compromisso Um para Um

Em julho, a companhia anunciou uma iniciativa inédita e inovadora para apoiar a proteção da biodiversidade: o “Compromisso Um-Para-Um”. A Bracell se compromete com a conservação de 1 hectare de vegetação nativa para cada 1 hectare de eucalipto plantado e o objetivo é atingir 100% da meta até 2025. A ação amplia a área de atuação da empresa na conservação da biodiversidade para além da área de produção, contribuindo na conservação, proteção e restauração de remanescentes florestais, o que é essencial para manter o equilíbrio com a Natureza e o Clima nas próximas décadas.

Para saber mais sobre este projeto e todo o processo tecnológico e sustentável da fábrica da Bracell, como a maior e mais limpa Caldeira de Recuperação do mundo e o maior gaseificador de biomassa da América Latina, acesse o site https://www.bracell.com.