Voltar   

Planos para proteção e uso sustentável

Notícias | Notícias | 16.03.2023




Municípios de São Paulo aprovam planos para proteção e uso sustentável da Mata Atlântica

 

Guararema, Jambeiro, Jacareí, Pilar do Sul, Salesópolis e Paraibuna consolidam Planos Municipais da Mata Atlântica de forma participativa por meio da parceria da ONG SOS Mata Atlântica com a Suzano

 

Seis municípios que participam do projeto Planos da Mata, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a Suzano, tiveram seus Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMAs) aprovados em seus Conselhos Municipais de Meio Ambiente. Guararema, Jambeiro, Jacareí, Pilar do Sul, Salesópolis e Paraibuna integram os 33 municípios em quatro Estados do bioma que fazem parte da iniciativa.

 

Lançado em 2021, o Planos da Mata tem o objetivo de trazer a Lei da Mata Atlântica para a gestão local, fortalecendo a governança dos municípios e aliando conservação ambiental ao desenvolvimento econômico e social. As atividades de capacitação, consulta pública e elaboração dos planos acontecem em parceria também com organizações locais.

 

“Nós plantamos, digamos assim, uma semente para que a Lei da Mata Atlântica traga alternativas de sustentabilidade, segurança hídrica e, principalmente, engajamento da sociedade na proteção desse bioma que é a nossa casa”, declara Malu Ribeiro, diretora de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica. “Implementar o PMMA é fazer o planejamento daquilo que nós queremos para a nossa casa – estabelecer quais são as áreas prioritárias para a conservação da floresta, para restauração e uso sustentável do bioma. Então esse projeto é muito importante, no sentido de trazer, nesse momento de emergência climática e na Década da Restauração de Ecossistemas, ações efetivas de conservação e restauração da Mata Atlântica”, completa.

 

Para Marcelo Pereira, gerente de Meio Ambiente Florestal da Suzano, a aprovação dos primeiros PMMAs representa um grande passo em direção à conservação e recuperação desse importante bioma para o Brasil e para o mundo. “A Suzano acredita que é possível unir desenvolvimento socioeconômico e conservação da nossa biodiversidade, e a aprovação desses planos vem ao encontro dos ideais que a empresa defende e com os quais está comprometida. Os PMMAs são uma das principais estratégias para a promoção da recuperação e preservação da Mata Atlântica, um dos mais diversos e importantes biomas de todo o mundo. Além disso, eles estão alinhados a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como o de recuperar cerca de 12 milhões de hectares de suas florestas do território nacional, em decorrência do Acordo de Paris”, ressalta Pereira.

 

Parcerias

 

Em Guararema, Jambeiro, Jacareí, Salesópolis, Pilar do Sul e Paraibuna, os planos foram elaborados e coordenados pelo Instituto H&H Fauser e pelo Instituto Suinã, com o apoio técnico da Fundação SOS Mata Atlântica. A previsão é de que os outros municípios apoiados pela entidade no Estado de São Paulo levem seus respectivos PMMAs para votação ainda no primeiro semestre deste ano. A lista é composta por Angatuba, Capão Bonito, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itatinga, Santa Branca e São Luiz do Paraitinga.

 

Ao todo, o projeto Planos da Mata apoia a criação e implantação de PMMAs em 33 municípios de quatro estados (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo), visando assegurar a manutenção da biodiversidade e recursos naturais nos territórios locais. O Projeto conta ainda com a parceria de 14 Organizações da Sociedade Civil que atuam nessas regiões e estão sendo capacitadas para elaborar e monitorar a implementação dos Planos.

Para saber mais sobre o projeto acesse: https://pmma.etc.br/planos-da-mata/.

 

Sobre a SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira criada em 1986 para inspirar a sociedade na defesa da floresta mais ameaçada do Brasil. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da restauração da floresta, valorização dos parques e reservas, água limpa e proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa
Suzano - Performa Comunicação