Voltar   

Bracell atuante pela Restauração da Mata Altântica

Notícias | Notícias | 28.03.2023




Bracell é eleita para compor Conselho do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

O movimento tem a missão de articular e integrar interessados na recuperação do bioma, fortalecendo ações de promoção a restauração ecológica



São Paulo, 28 de março de 2023 – A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, foi eleita para compor o novo Conselho de Coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica – 2023/2024, uma iniciativa de caráter coletivo, que envolve mais de 300 instituições de diversos segmentos da sociedade comprometidos com a restauração da Mata Atlântica, cuja missão é articular e integrar interessados na recuperação do bioma, fortalecendo ações de promoção a restauração ecológica.

A iniciativa reforça o compromisso da Bracell com a sustentabilidade, que junto com outras empresas e organizações, terá o papel de implementar as estratégias de atuação definidas pelo Conselho de coordenação do movimento, promovendo ações de captação de recursos, estabelecimento de parcerias e representação do movimento em fóruns, colegiados e eventos.

“Estar junto de entidades comprometidas com os mesmos valores com os quais a Bracell acredita é muito importante para a companhia. Acreditamos que as estratégias a favor do meio ambiente quando são traçadas em conjunto, se tornam fundamentais para termos um futuro cada vez mais sustentável. Temos um propósito de que tudo o que fazemos deve ser bom para o país, o clima, as comunidades e os clientes”, afirma João Augusti, gerente de Sustentabilidade da Bracell.

Estabelecido em abril de 2009, o Pacto atua estrategicamente articulando instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras para integrar seus esforços e recursos na geração de resultados em restauração e conservação da biodiversidade nos 17 estados do bioma. A meta do Pacto é viabilizar a recuperação de 15 milhões de hectares até o ano de 2050, mas metas e monitoramento dos resultados anuais.

Em 2022, a Bracell estabeleceu importante meta de sustentabilidade para a preservação da biodiversidade. A companhia lançou o “Compromisso Um-Para-Um”, iniciativa inédita no setor de celulose brasileiro, que contribui com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio. Para cada um hectare plantado de eucalipto, a Bracell se compromete com a proteção, conservação ou recuperação de um hectare de área nativa. A meta será alcançada até o final de 2025.

Além da conservação de áreas nativas existentes nas áreas de produção da Bracell, o compromisso apoia a conservação em áreas públicas e a recuperação de áreas degradadas por meio de parcerias com governos e outras instituições. Também vai atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, ao desmatamento e furto de madeira nativa, caça ilegal e captura de animais silvestres.

 
Fonte: Bracell