Voltar   

Irani Labs tem parceria com Quintessa

Notícias | Notícias | 31.03.2023




Terceira edição do Irani Labs tem parceria com Quintessa e foco em sustentabilidade
 

Programa de conexão com startups será totalmente voltado para soluções alinhadas à temáticas ESG, como inovações em embalagens sustentáveis

Uma das principais indústrias de papel e papelão ondulado do Brasil, a Irani Papel e Embalagem apresentou durante o South Summit, em Porto Alegre, a terceira edição do Irani Labs, com foco em dois de seus pilares estratégicos: inovação e sustentabilidade. Em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no Brasil, até 12 startups selecionadas terão a oportunidade de apresentar suas soluções à companhia. Após a etapa de refinamento e cocriação com a companhia, seis delas implementarão pilotos destas soluções junto à Irani, com perspectiva de escalarem posteriormente para ações maiores.

 

O Irani Labs é um programa de inovação aberta da companhia criado em 2020 com o objetivo de gerar conexões com startups e ecossistemas inovadores para desenvolver soluções sustentáveis em produtos, serviços e processos. Nesse ano, no Irani Labs -- Edição ESG, cinco temáticas nortearão a escolha das participantes: Resíduos, Mudanças Climáticas, Embalagens Sustentáveis, Diversidade e Comunidades do Entorno e Melhoria nas condições sociais/de trabalho de catadores.

"Teremos uma edição bastante diferenciada, pelo foco total em sustentabilidade e pelo formato, com startups convidadas a partir de um banco de projetos já validados pelo Quintessa e seu reconhecido trabalho de estimular e alavancar projetos que fazem diferença na sociedade. Ou seja, projetos totalmente alinhados com nossas práticas e os compromissos ESG da Irani para o ciclo 2021-2030", explica o diretor-presidente de Irani, Sérgio Ribas.

 
As startups participantes farão workshops com especialistas para refinar suas propostas, além de terem suporte individualizado da equipe Quintessa, e poderão se conectar com a Irani Ventures -- veículo de Corporate Venture Capital (CVC) da empresa focado em investimentos em novas e promissoras ideias e empresas. O foco é que startups e Irani se tornem parceiras de negócio, futuramente, em uma relação cliente-fornecedor ou de codesenvolvimento de soluções.

 

A conexão com essas startups que geram impacto socioambiental positivo também é uma forma de a Irani alcançar seus compromissos ESG mais rapidamente e de forma mais eficaz, valorizando a inovação aberta, um dos pilares estratégicos da empresa. No caso de soluções voltadas ao desenvolvimento comunitário, posteriormente poderão ser aplicadas nas comunidades do entorno das unidades da Irani em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

 

"A iniciativa gera valor para as duas partes: as startups podem implementar suas soluções, tendo a Irani como potencial cliente e parceira de negócios, e a Irani ganha eficácia na execução de sua estratégia de negócio alinhada à agenda ESG, tendo as soluções já desenvolvidas pelas startups como aliadas. O Irani Labs é um ótimo exemplo de iniciativa que integra inovação e sustentabilidade de maneira estratégica, ainda mais por focar em agendas de novos negócios sustentáveis e portfólio de produtos da companhia", acrescenta Anna de Souza Aranha, sócia-diretora do Quintessa

Fonte: Irani