Voltar   

ABB e Academia se unem em prol da Eficiência Energética

Notícias | Notícias | 12.04.2023




No final de março, doze professores notáveis foram convidados pela ABB em Västerås, na Suécia, para o primeiro de quatro simpósios para abordar o papel das soluções de eficiência energética no contexto das mudanças climáticas. Juntamente com pesquisadores seniores do ABB Corporate Research, eles passaram dois dias investigando e debatendo desafios de pesquisa relacionados à eficiência energética na indústria, transporte e construções prediais, examinando tecnologia e processos de design, bem como modelos de negócios.

“Esta é a primeira vez que um simpósio desse tipo acontece nessa escala. Trabalhar a eficiência energética é fundamental para o desenvolvimento sustentável e conseguimos definir juntos desafios e oportunidades. Para a ABB Motion, é importante ser um facilitador da colaboração entre a indústria e a área acadêmica", diz Matti Laitinen, Motion Business Research Manager, ABB.

"Para fugirmos da necessidade de combustíveis fósseis, a eletrificação da sociedade é extremamente importante. Ou enterramos a cabeça em um buraco ou investimos em estar à frente. Ao investir na indústria e apostando na pesquisa e educação, a Suécia pode ganhar uma vantagem sobre o resto do mundo", contribuiu Hans-Peter Nee, Professor na KTH.

As oportunidades para alcançar as metas climáticas existem em muitas frentes. Em paralelo ao aumento do uso de energia renovável, investimentos em processos de baixo carbono e desenvolvimento de modelos de negócios circulares, a eficiência energética se destaca como o caminho mais rápido para a indústria cortar custos com energia e reduzir imediatamente as emissões de gases de efeito estufa. Mas, apesar das enormes oportunidades, pouco está acontecendo.

“É importante divulgarmos as oportunidades. É frustrante quando as tecnologias energeticamente eficientes são rejeitadas, embora ofereçam custos mais baixos. Eles veem o custo do investimento, mas ignoram o custo da operação. Espero um melhor diálogo entre fornecedores de tecnologia e clientes, levando a uma melhor aquisição", diz Tomas Kåberger, Professor de Política Energética Industrial na Chalmers.

"A eficiência energética é uma das áreas estrategicamente mais importantes a serem abordadas na transição energética. No simpósio, trabalhamos para encontrar maneiras de contribuir para a sociedade juntos. E este exercício de dois dias foi realmente produtivo", acrescentou Cathy Yao Chen, Electrification Business Research Manager, ABB.

Os doze principais pesquisadores vieram da Aalto University, da Chalmers University of Technology, do Imperial College, do KTH Royal Institute of Technology, da Lunds University, da Malardalens University, da Norwegian University of Science and Technology e da University of Nottingham.

"Tivemos dois dias de discussões interessantíssimas e importantes, onde todos os participantes contribuíram para aprofundar e desenvolver as ideias uns dos outros. Juntos podemos destacar a importância de trabalhar com eficiência energética, encontrar projetos de pesquisa conjuntos e podemos influenciar tanto o financiamento nacional de pesquisa quanto a agenda de pesquisa da UE para investir mais em uma área onde você ganha competitividade e atinge as metas climáticas, diz Mikael Dahlgren, Head of Research na ABB Suécia.

Este simpósio está alinhado com o Movimento Eficiência Energética, um fórum global, lançado em 2021 pela ABB, que reúne mais de 320 participantes de diferentes setores em todo o mundo para compartilhar ideias e aumentar a conscientização sobre as oportunidades de aumento da eficiência energética. Eventos semelhantes acontecerão nos Estados Unidos, Alemanha e Suíça nos próximos meses. Finalmente, os resultados dos simpósios serão compilados e usados para ajudar os financiadores de pesquisa e a agenda de pesquisa da UE.