Voltar   

Conselho do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Notícias | Notícias | 19.04.2023




Bracell toma posse da vice-coordenação Nacional do Conselho do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

Com a missão de articular e integrar interessados na recuperação do bioma, o movimento fortalece ações de promoção a restauração ecológica

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, passou a integrar a Coordenação Nacional do Conselho do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica – 2023/2024, uma iniciativa de caráter coletivo, que envolve mais de 300 instituições de diversos segmentos da sociedade, comprometidos com a restauração da Mata Atlântica, cuja missão é articular e integrar interessados na recuperação do bioma, fortalecendo ações de promoção a restauração ecológica.

A iniciativa reforça o compromisso da Bracell com a sustentabilidade, que juntamente com Rubens Benini da The Nature Conservancy (TNC) Brasil, terá o papel de implementar as estratégias de atuação definidas pelo Conselho do movimento, promovendo ações de captação de recursos, estabelecimento de parcerias e representação do movimento em fóruns e colegiados.

Para o gerente de Sustentabilidade da Bracell, João Augusti, que assume o posto de vice-coordenador nacional do Pacto, "é preciso trazer a meta para mais próximo e fazer acontecer até 2030, durante a Década da Restauração da ONU". "Temos que definir metas ambiciosas, pois o Pacto possui a maior rede de conhecimento, engajamento e capacidade de restauração no bioma Mata Atlântica", completou.

Estabelecido em abril de 2009, o Pacto atua estrategicamente articulando instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras para integrar seus esforços e recursos na geração de resultados em restauração e conservação da biodiversidade nos 17 estados do bioma. A meta do Pacto é viabilizar a recuperação de 15 milhões de hectares até o ano de 2050.

Em 2022, a Bracell estabeleceu uma importante meta de sustentabilidade para a preservação da biodiversidade. A companhia lançou o "Compromisso Um-Para-Um", iniciativa inédita no setor de celulose brasileiro, que contribui com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio. Para cada um hectare plantado de eucalipto, a Bracell se compromete com a proteção, conservação ou recuperação de um hectare de área nativa. A meta será alcançada até o final de 2025.

Além da conservação de áreas nativas existentes nas áreas de produção da Bracell, o compromisso apoia a conservação em áreas públicas e a recuperação de áreas degradadas por meio de parcerias com governos e outras instituições. Também vai atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, ao desmatamento e furto de madeira nativa e caça ilegal.