Voltar   

Estudo analisa ESG como acelerador na lucratividade

Notícias | Notícias | 16.05.2023




Estudo analisa ESG como acelerador na lucratividade e no crescimento

Crédito: Divulgação

Novo estudo do Instituto IBM para o Valor de Negócios (IBV) revela que a falta de dados é um grande obstáculo para a implementação de objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG) nas empresas. Executivos apontam a falta de dados como o maior obstáculo para o progresso em ESG (41%), seguido por barreiras regulatórias (39%), padrões inconsistentes (37%) e habilidades inadequadas (36%). A falta de acesso, análise e compreensão dos dados de ESG dificulta a transparência para os consumidores e o atendimento de suas expectativas. Embora 74% dos executivos entrevistados acreditem que os stakeholders entendam seus objetivos e desempenho em ESG, apenas cerca de 4 em cada 10 consumidores entrevistados sentem que têm dados suficientes para tomar decisões de compra ou de emprego sustentáveis. 

Outros pontos:  

  • Quase 80% dos executivos dizem que ESG é central para sua estratégia de negócios. Mais de 70% o veem como habilitador de receita em vez de centro de custo, sugerindo que, contrariamente à opinião popular, ESG e lucratividade não estão em desacordo. 
  • 95% dos executivos entrevistados afirmam que suas organizações desenvolveram propostas de ESG. No entanto, apenas 10% dizem que suas organizações fizeram progresso significativo em relação a elas. 

Mais da metade (51%) dos entrevistados afirmam que o aumento do custo de vida tornou mais difícil tomar decisões ambientalmente sustentáveis nos últimos 12 meses, mas cerca de 60% dizem que pelo menos metade de suas compras foram de marcas ambientalmente sustentáveis ou socialmente responsáveis. 


Clique aqui e confira o estudo.