Voltar   

Grupo Eucatex anuncia avanços significativos em ESG

Notícias | Notícias | 19.05.2023




Grupo Eucatex anuncia avanços significativos em práticas ESG e investe em energia solar


O Grupo Eucatex, 71 anos, um dos maiores fabricantes de painéis MDF e MDP, pisos laminados,  portas, divisórias e tintas do País e o maior produtor de chapas de fibra de madeira do mundo  para os setores de construção civil e indústria moveleira, anuncia importantes avanços em suas  práticas ESG (Environmental, Social and Governance) como parte de seu compromisso contínuo  com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Entre elas, o recente contrato de compra de energia elétrica de longo prazo (PPA) com o Grupo Comerc Energia, parte de um investimento de aproximadamente 1 milhão de reais na usina solar Castilho, a maior do estado de São Paulo, com capacidade de geração de 269 MWp, em regime de autoprodução. A medida  se soma a outras já adotadas pelo grupo, como o Programa de Reciclagem Eucatex, que alimenta a Central de Reciclagem de Madeira, a maior da América Latina em escala industrial,  implantada há quase duas décadas, e que gera toda energia térmica consumida em sua unidade  de produção de chapas de fibra e MDF na cidade de Salto-SP.

Com um histórico em práticas de responsabilidade ambiental, como atestam os certificados  Forest Stewardship Council® (FSC ® ) de Manejo Florestal (Código de Licença FSC ® - C005495) e Cadeia de Custódia (Código de Licença FSC ® -C019524), bem como a  Certificação Florestal Cerflor (Código de Licença Cerflor 31-69), a Eucatex amplia  constantemente seus esforços na conservação e recuperação de áreas localizadas em suas  florestas de eucalipto, marcadas pelo manejo florestal responsável, que garantem matérias primas renováveis. Com práticas de redução no consumo de energia e uso responsável dos  recursos hídricos, a empresa investe continuamente em tecnologias limpas e ecoeficientes em suas operações, como comprova o mais recente investimento da companhia.
A parceria com o Grupo Comerc Energia permitirá à Eucatex reduzir suas emissões de dióxido  de carbono (CO2) na atmosfera em cerca de 966 mil toneladas ao longo dos 15 anos do contrato (o equivalente à absorção realizada por 6,8 milhões de árvores ao longo de 20 anos), contribuindo significativamente para a descarbonização das atividades da companhia e para o cumprimento de suas metas ESG.

A energia gerada na usina solar Castilho será responsável por aproximadamente 50% da demanda de energia do Grupo Eucatex. A energia necessária restante tem matriz hidrelétrica. Programa de Reciclagem: biomassa para geração de energia térmica Se a energia elétrica necessária para a operação das linhas de produção tem agora duas matrizes –hidrelétrica e solar-, o vapor indispensável para a movimentação das prensas e do desfibrador vem das caldeiras alimentadas por biomassa, uma energia renovável, que reduz o uso de combustíveis fósseis e a consequente poluição atmosférica. A biomassa que alimenta as  caldeiras da unidade de Salto, da Eucatex, começa com o bem-sucedido Programa de  Reciclagem da Eucatex, por meio do qual a companhia coleta resíduos de madeira, como paletes, caixas, tábuas, resíduos de construção civil, painéis de madeira em geral, podas de árvores, entre outros, utilizando caçambas próprias, num raio de 100 km do município, e que são processados na Central de Reciclagem de Madeira.

São reaproveitados mais de 100 mil toneladas de resíduos de madeira por ano nas caldeiras da fábrica de Salto. O Programa contribui ainda para a preservação de mais de 1 milhão de árvores, que deixam de ser cortadas, e para a economia de cerca de 15 milhões de litros de água ao ano; conta com mais de 300 parceiros, que têm assegurado o destino correto para os resíduos que geram, a partir do trabalho realizado por uma empresa certificada pela ISO 9001 e  ISO 14001, o que atesta o comprometimento da Eucatex com a gestão da qualidade e a gestão ambiental.

Fonte: Eucatex