Voltar   

Suzano e Sofidel se unem em programa piloto

Notícias | Notícias | 23.05.2023




Suzano e Sofidel se unem em programa piloto para proteger a biodiversidade e apoiar comunidades locais na região Amazônica

Parceria impulsionará o desenvolvimento socioeconômico no território, além de contribuir para a formação de um corredor ecológico em uma área do Bioma Amazônico de 2.210 quilômetros quadrados

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Sofidel, líder na produção de lenços de papel, anunciam hoje o projeto “Juntos, nós plantamos o futuro – Desenvolvendo corredores de biodiversidade para um futuro mais sustentável”. Trata-se de um projeto piloto de três anos de duração que irá promover conservação e restauração ecológica, apoiando o desenvolvimento socioeconômico na região da Amazônia no Brasil[1]. A iniciativa terá o apoio e a implementação no local do IABS (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade) e da Amazônia Onlus, organização italiana sem fins lucrativos que luta pela defesa da floresta e da população da Amazônia.

Por meio da parceria, o investimento da Sofidel irá ampliar modelos de negócios sustentáveis que podem ser adotados pelas comunidades que habitam na região Amazônica, e, ao mesmo tempo, melhorar a segurança alimentar e a qualidade nutricional. Na primeira fase, a iniciativa ajudará a retirar 1.400 famílias da pobreza por meio de projetos de geração de renda, incluindo o aumento da produtividade agrícola, apicultura e cultivo e comercialização de espécies nativas, como o açaí e babaçu.

“Hoje, uma empresa comprometida com construir um futuro sustentável e criar valor para todos os stakeholders precisa garantir que seus fornecedores compartilhem a mesma visão e forma de operação. Cumprindo o ODS 17, temos o prazer de firmar parceria com a Suzano, um dos nossos maiores fornecedores, para fazer a diferença. Eles compartilham dos mesmos valores que os nossos, então foi natural fazer a nossa contribuição de unir forças para enfrentar as questões sociais e ambientais em uma das regiões mais pobres do Brasil”, afirma Andrea Piazzolla, Diretora Executiva de Suprimentos da Sofidel.

“Com décadas de experiência entregando mudanças positivas, acreditamos que a Suzano é o parceiro certo para trabalharmos juntos neste programa piloto para trazer benefícios concretos e um impacto positivo no mundo. Esperamos que nossos esforços criem um modelo replicável e escalonável para ajudar a tirar comunidades da pobreza de uma forma que melhore o ecossistema”, complementa o executivo.

Ao mesmo tempo, o projeto “Juntos, nós plantamos o futuro” irá contribuir com a formação de um importante corredor de biodiversidade para promover conectividade dentro de uma área de 2.210 quilômetros quadrados na região do Bioma amazônico de alto valor ecológico, que se estende entre os estados do Maranhão e do Pará. Isso será possível por meio da restauração de habitat natural aliada a sistemas agroflorestais sustentáveis, contribuindo para a meta de longo prazo da Suzano de criar corredores de biodiversidade que conectem meio milhão de hectares (5 mil quilômetros quadrados) –  área equivalente a mais de 700 mil campos de futebol –, de áreas prioritárias nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado no Brasil até 2030.

“As empresas podem mudar o mundo para melhor, mas não conseguem sozinhas. Se trabalharmos juntos, podemos ampliar o nosso impacto. É por isso que estamos entusiasmados em fazer parceria com um de nossos maiores clientes, a Sofidel, para acelerar o promissor impacto inicial que vimos em nossos programas de sustentabilidade social e ambiental”, afirma Paulo Jose de Souza Chaer Borges, Diretor Funcional do escritório EMEA da Suzano.

 “Ao capacitar financeiramente as comunidades que vivem em áreas de alto valor ecológico, podemos enfrentar a pobreza como a principal causa do desmatamento, ao mesmo tempo em que as incentivamos a proteger e restaurar os ecossistemas. Esperamos que esta colaboração comprove o poder do trabalho conjunto em toda a cadeia de suprimentos, para criar mudanças positivas”, enfatiza Paulo.

O corredor de biodiversidade beneficiará diversas espécies nativas na região impactadas pela fragmentação dos habitats, como a onça-pintada (Panthera onca), o araçari-de-pescoço-vermelho (Pteroglossus bitorquatus), o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), a anta brasileira (Tapirus terrestris), o sagui-una (Saguinus ursulus), o guariba-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul) e o cuxiú preto (Chiropotes satanas), muitos dos quais são atualmente considerados ameaçados ou vulneráveis à extinção.

 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br   

 

 

Sobre a Sofidel

O Grupo Sofidel é um dos principais fabricantes de papel para uso higiênico e doméstico em todo o mundo. Fundado em 1966, o Grupo possui empresas controladas em 13 países – Itália, Espanha, Reino Unido, Irlanda, França, Bélgica, Alemanha, Suécia, Polônia, Hungria, Grécia, Romênia e Estados Unidos – com mais de 6.500 funcionários, receita líquida de 2.801 milhões de euros (2022) e capacidade de produção superior a um milhão de toneladas por ano (1.440.000 toneladas em 2022). “Regina”, a sua marca mais conhecida, está presente em quase todos os mercados de referência. Outras marcas do Grupo: Sopalin, Le Trèfle, Hakle, Softis, Nalys, Cosynel, KittenSoft, Lycke, Nicky, Papernet, entre outras. Membro do Pacto Global da ONU e do programa internacional Defensores do Clima da WWF, o Grupo Sofidel considera a sustentabilidade um fator estratégico quando se trata de crescimento e está empenhado em reduzir o seu impacto no capital natural e maximizar os benefícios sociais, tendo como objetivo a criação de valor agregado compartilhado para todos os stakeholders. As metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da Sofidel até 2030 foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) como consistentes com as reduções necessárias para manter o aquecimento bem abaixo de 2°C, de acordo com as metas do Acordo de Paris.

https://www.sofidel.com/

www.sofidel.com

 

Sobre a IABS

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é formado por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Juntamente com parceiros nacionais e internacionais, procura formas inovadoras e sustentáveis de enfrentar os desafios globais e impactar comunidades em todo o território brasileiro e no exterior.
Certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público desde 2003 pelo Ministério da Justiça, as atividades e projetos do instituto buscam garantir benefícios para as gerações atuais e futuras.
Ao longo de mais de 18 anos, o IABS vem implementando projetos, ideias e programas em prol da adaptação e mitigação de mudanças climáticas, do desenvolvimento sustentável e da redução das desigualdades.
Para mais detalhes, visite o site https://iabs.org.br/

 

Sobre a Amazônia Onlus

A Amazônia Onlus é uma organização sem fins lucrativos que atua há 20 anos na proteção da floresta amazônica. Foi fundada na Itália, mas opera, cresce e cria alianças no Brasil, no coração da floresta, com as populações nativas que ali vivem. A organização atua de acordo com um modelo de conservação socioambiental que envolve ativamente os povos da floresta na busca de soluções inovadoras, aliando o conhecimento tradicional à ciência e tecnologia e promovendo o desenvolvimento sustentável. O objetivo do seu trabalho é proteger o ecossistema, sua biodiversidade e a cultura, tradições e modos de vida de seus povos. Até o momento, os projetos de conservação ambiental, assistência social e desenvolvimento sustentável implementados pela Amazônia Onlus já impactaram mais de 5 milhões de hectares de floresta amazônica, apoiando diversas populações tradicionais e indígenas. Para saber mais sobre a Amazônia Onlus, acesse: https://www.amazoniabr.org/