Voltar   

Veracel recebe evento de conscientização ambiental

Eventos e Exposições | Notícias | 02.06.2023




No Dia do Meio Ambiente, Veracel recebe evento de conscientização ambiental e destaca suas práticas sustentáveis

Na próxima segunda-feira, será realizado o "Dia de Campo - Proteger o meio ambiente é compromisso de todos", na Estação Veracel. O evento é realizado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, em parceria com a empresa

Empresa destaca ainda as ações que atrelam seu negócio de produção de celulose às melhores práticas sustentáveis e de proteção ao meio ambiente


Em 05 de junho, a próxima segunda-feira, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a Veracel Celulose destaca algumas de suas iniciativas que aliam competitividade a práticas sustentáveis. A empresa tem se posicionado como referência no setor em ações que buscam apoiar a conservação ambiental e mitigar os impactos dos gases que provocam o efeito estufa. A região onde a empresa opera, o Sul da Bahia, está inserida no bioma Mata Atlântica, de imensa importância ambiental e com uma riquíssima concentração de biodiversidade. 

A ação de destaque da data será o evento Dia de Campo, sediado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, em Porto Seguro (BA) do próprio dia 5, às 8h. A iniciativa é voltada para produtores rurais, técnicos e representantes de órgãos ambientais da região e faz parte da campanha de conscientização ambiental que a Veracel Celulose mantém nos 11 municípios localizados em sua região de atuação. 

A programação do Dia de Campo inclui palestras sobre a "Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel e os cuidados com a floresta", sobre o "Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Parna Alto Cariri", "Ações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na preservação das águas", "Ações da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental no combate à caça predatória de animais silvestres", "Ações do plogging no descarte correto dos resíduos", "Ações do Fórum Florestal", "Ações da brigada na prevenção e combate aos incêndios florestais", "Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos", "Ações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente", "Ações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia", "Crimes ambientais" com o Ministério Público. O evento será finalizado com plantio de mudas nativas. No período da tarde, os participantes farão uma trilha na Mata Atlântica dentro da RPPN Estação Veracel. 

Para participar do Dia de Campo, as inscrições antecipadas (45 vagas sujeitas a disponibilidade) podem ser realizadas por esse Link.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Veracel destaca também algumas de suas iniciativas que aliam produtividade a práticas sustentáveis. Veja a seguir:

Ações Veracel: Eucalipto e meio ambiente

Entre as ações sustentáveis da área florestal da empresa, o primeiro destaque é para a modalidade de plantio de eucalipto em mosaico, com a formação de corredores que conectam as florestas nativas. Essa estrutura auxilia a preservação do solo, previne erosões, respeita as áreas de preservação e permite que os animais circulem entre as áreas de plantio de eucalipto, formando corredores que ligam um fragmento de mata nativa a outro. 

No momento da colheita da madeira, o corte também é realizado em mosaico, não deixando extensas áreas sem cobertura de eucalipto em uma mesma região, de forma que a fauna posso manter sua circulação. 

Os resíduos orgânicos da plantação (galhadas, folhas etc.) também são aproveitados pela Veracel para fertilizar e preservar o solo, retendo a umidade e gerando proteção contra a incidência direta da radiação solar, algo que contribui diretamente para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

"A busca por produção não deve colocar o meio ambiente em segundo plano. Muito pelo contrário, a Veracel é prova de que o compromisso com recursos naturais, mitigação de impacto e práticas sustentáveis é a chave para o desenvolvimento do negócio, e um de seus diferenciais no mercado", destaca Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Meio Ambiente da companhia. 

Ações Veracel: Proteção e regeneração

A empresa tem como política de negócio que, para cada hectare de eucalipto, seja mantido um hectare de área destinada a preservação. Assim, dos cerca de 200 mil hectares de área da companhia, 100 mil são de plantio de eucalipto, e 100 mil são de áreas destinadas à vegetação nativa. 

Para reforçar seu compromisso ambiental, há 25 anos a companhia criou e mantém a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, a maior reserva do bioma Mata Atlântica do Nordeste brasileiro. Localizada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, a Estação preserva mais de 6 mil hectares, contribui com pesquisas realizadas pela comunidade cientifica e promove ações de educação ambiental.

O nível de preservação da floresta da RPPN Estação Veracel é muito bom, e prova disso é que a área abriga animais topo de cadeia, muitos deles ameaçados de extinção. É o caso de exemplares da harpia (Harpia harpyja). Na reserva, existem ninhos desses animais, monitorados por pesquisadores que atuam em parceria com a Estação. E ainda existe a presença de onça-pintada (Panthera onca), o que foi registrado pela primeira vez em 2017, depois de 20 anos sem que exemplares da espécie fossem avistados na região da Costa do Descobrimento.

Outros exemplos de atuação da Veracel na proteção de animais são o Programa Amigos da Fauna, de educação ambiental e conscientização da população para o combate à caça, e ainda o Programa de Monitoramento de Quelônios, que acompanha a desova de tartarugas em mais de 35km de praias no Sul da Bahia, sinalizando e protegendo ninhos. Em 2023, a Veracel vai inaugurar o primeiro Centro de Reabilitação de Quelônios do Sul da Bahia, oferecendo atendimento veterinário para animais feridos ou encalhados nas praias da região.

A companhia ainda colabora, há mais de 20 anos, na proteção às baleias juntamente com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), do qual a empresa é parceira e apoiadora. Em 2022, a companhia apoiou o monitoramento aéreo realizado pelo Instituto que identificou um crescimento histórico da espécie: o número se aproxima ao da população estimada de 200 anos atrás, de 27 a 30 mil mamíferos da espécie no Atlântico Sul.

Outro destaque foi o projeto inédito de instalação de câmeras térmicas em uma das barcaças de transporte de celulose para o monitoramento de baleias na rota de navegação entre o Terminal Marítimo de Belmonte (TMB) e o Portocel, no Espírito Santo. As câmeras usam um software de inteligência artificial para monitorar a presença de baleias na rota da barcaça, protegendo os animais de colisões.

Ações Veracel: Sustentabilidade fabril 

Os processos de produção de celulose também são sempre realizados de acordo com as melhores práticas mundiais ligadas à sustentabilidade.

Em 2022, a companhia alcançou o menor uso específico de água em atividades fabris na história da companhia (20,5 m³/tsa), além de ter registrado a redução de 13% do uso de gás natural no processo de produção, e com a consequente diminuição da emissão de gases de efeito estufa.

A Veracel também investiu em uma iniciativa inovadora para reduzir a emissão de gases de efeito estufa nas operações da fábrica, por meio da substituição do óleo BPF fóssil por óleo ecológico (100% a base de soja).  A empresa testou a queima deste óleo e, após a verificação da eficiência da queima será dado continuidade aos testes ao longo de 2023. O objetivo da empresa é tornar a matriz energética da companhia ainda mais limpa – a expectativa é aumentar a taxa de 95,3% para 96,6% de combustível não fóssil dentro da empresa.

A companhia também segue estudando fontes alternativas de biomassa como a fibra do coco e cascas de cupuaçu, tanto para produção energética, como para ampliação da reciclagem, minimizando o impacto de possíveis passivos ambientais, além de gerar novos negócios para os produtores locais, promovendo a economia circular da região.

A empresa obteve 100% de reaproveitamento de resíduos da produção fabril durante quatro meses de 2022: junho, setembro, outubro e novembro. Além disso, gera energia limpa para toda sua produção fabril e exporta o excedente para a rede. 

Além da geração de energia limpa, o reaproveitamento dos resíduos gera insumos para a fabricação de produtos diversos, como argamassa e materiais usados na adubação e na correção do solo, aplicados na própria plantação de eucalipto da empresa e comercializados com produtores agrícolas da região.

Outra novidade recente é a realização do inventário de emissões e remoções de Carbono da Veracel, que atestou a remoção de mais de 1,6 milhão de toneladas de gases de efeito estufa da atmosfera durante o ano de 2022.

"Produzimos celulose de forma sustentável em todas as fases do processo: no plantio do eucalipto, no processo fabril, e no transporte, realizado pelas vias terrestre e marítima", finaliza Virgínia. 

 

Fonte: Veracel