Voltar   

iFood lança linha em parceria com Klabin

Notícias | Notícias | 02.06.2023




76% dos clientes de delivery considera importante ter na embalagem um selo que comprove a sua sustentabilidade 

Pesquisa realizada pelo iFood aponta que restaurantes que usam embalagens sustentáveis são 54% mais aceitos pelos consumidores


Com o objetivo de avaliar a relevância de embalagens sustentáveis e o envolvimento do consumidor com o tema, o iFood, empresa brasileira de tecnologia, acaba de divulgar uma pesquisa, conduzida pelo instituto Opinion Box, que aponta que 76% dos clientes consideram importante ter na embalagem algum selo que comprove a sustentabilidade. Além disso, 54% das pessoas ouvidas dizem que priorizam pedidos em restaurantes que tenham embalagens sustentáveis para o envio da comida. Os resultados foram obtidos após entrevistas online com 1.112 pessoas que realizaram ao menos um pedido de comida no delivery nos 30 dias antes da coleta de dados, que aconteceu entre os dias 8 e 17 de março de 2023.

Quando falamos em material, 54% dos consumidores acreditam que embalagens de papel e/ou compostáveis são as mais sustentáveis e estão entre em segundo e terceiro lugar e são também as preferidas de 41% dos respondentes. Em relação a rejeição, dentro dos 71% que rejeitam algum tipo de embalagem, a que menos gostam é a de alumínio.

Quanto à característica da embalagem, 94% das pessoas concordam que a vedação é o mais importante. A facilidade como a embalagem é descartada também é relevante para 8 em cada 10 consumidores.

 

Compromisso

A pesquisa faz parte dos esforços do iFood para um futuro mais sustentável, entre eles, o compromisso público de zerar a poluição plástica até 2025.

"Vamos acelerar o compromisso de redução do plástico no delivery por meio da adesão às embalagens sustentáveis por parte de restaurantes e conscientização de clientes", pontua Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood. "Para isso, estamos usando nossa tecnologia para criar novas soluções em embalagens testadas e aprovadas por nós, garantindo uso seguro e com excelente experiência ao cliente final e um custo mais baixo para o restaurante", completa o executivo.

Os dados coletados servem como base para a conscientização dos restaurantes sobre como o consumidor percebe e deseja a sustentabilidade dos negócios.

Para mudar o cenário atual, a partir destes resultados, a companhia iniciou a campanha "Hambúrguer no Papel", com o lançamento de embalagens sustentáveis em parceria com a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel no Brasil. Além de inovadoras, elas são sustentáveis, recicláveis e biodegradáveis e têm como característica os preços competitivos, minimizando custos e impactos financeiros aos restaurantes parceiros. Cerca de 30 hamburguerias em todo o país receberão as novas embalagens para essa primeira fase do projeto.

 

Responsabilidade da oferta de embalagens sustentáveis

Para 52% dos consumidores, os restaurantes são os responsáveis por iniciar esse movimento de uso de embalagens mais sustentáveis, porém, se necessário aumento no preço da refeição em decorrência da troca de embalagens, os dados mostram que ainda que esse aporte possa causar redução na quantidade vendida, as proporções são pequenas, resultando em uma receita final maior. Em um balanço geral, em média 60% dos entrevistados responderam que "sim, pagariam R$ 2 a mais para receber o seu pedido no delivery em embalagens sustentáveis".

Embora a sustentabilidade seja um aspecto importante quando falamos em embalagens do delivery, apenas 28% dos respondentes já deixaram de ser clientes de um restaurante por utilizar embalagens prejudiciais ao meio ambiente.