%PDF-1.3
%
1 0 obj
<>]/PageLabels 6 0 R/Pages 3 0 R/Type/Catalog/ViewerPreferences<>>>
endobj
2 0 obj
<>stream
2017-09-21T10:34:49-03:00
2017-09-21T10:34:50-03:00
2017-09-21T10:34:50-03:00
Adobe InDesign CC 2015 (Macintosh)
uuid:55bf1aa5-cb82-8543-bdcc-e63a1ed7d2fe
xmp.did:9BF6CC06C6B4E211A908AC8D43E1E195
xmp.id:378215fa-d368-4484-85ab-88aa0d4b1b4b
proof:pdf
1
xmp.iid:0acc4d26-dc3e-4f95-836d-66bbec31f765
xmp.did:1cea46bd-f524-4dcc-8db4-af3971eaaf09
xmp.did:9BF6CC06C6B4E211A908AC8D43E1E195
default
converted
from application/x-indesign to application/pdf
Adobe InDesign CC 2015 (Macintosh)
/
2017-09-21T10:34:49-03:00
application/pdf
Coluna Legislacao de Residuos Solidos.indd
Adobe PDF Library 15.0
False
PDF/X-1:2001
PDF/X-1:2001
PDF/X-1a:2001
endstream
endobj
6 0 obj
<>
endobj
3 0 obj
<>
endobj
8 0 obj
<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text/ImageC]/XObject<>>>/TrimBox[0.0 0.0 595.276 793.701]/Type/Page>>
endobj
9 0 obj
<>stream
BT
0 0 0 1 k
/GS0 gs
/T1_0 1 Tf
12 0 0 12 541.236 22.1811 Tm
(41)Tj
ET
q
0 g
/GS1 gs
0 TL/Fm0 Do
Q
BT
0.584 0.566 0.281 0.12 k
/GS1 gs
46.2493 0 0 46.2493 52.4409 497.3287 Tm
(N)Tj
0 0 0 1 k
/GS0 gs
/T1_1 1 Tf
0.173 Tw 9 0 0 9 79.8662 523.3287 Tm
[(os )0.5 (termos )0.5 (da )0.5 (Lei )0.5 (F)37 (ederal )0.6 (n.\272 12.305/2010,)37.1 ( )0.5 (a )0.5 (qual )0.5 (institui )0.5 (a )]TJ
0.114 Tw 0 -1.444 TD
[(P)37 (ol\355tica Nacional de Res\355duos S\363lidos \(PNRS\),)37.1 ( o poder p\372bli)]TJ
0 Tw (-)Tj
0.036 Tw 0 -1.444 TD
[(co)37 (,)37 ( o setor empresarial e a coletividade s\343o respons\341veis pela )]TJ
0.067 Tw -3.047 -1.444 Td
(efetividade das a\347\365es voltadas \340 )Tj
0.75 0.68 0.67 0.902 k
/GS1 gs
[(busca de solu\347\365es para os res\355duos)37 (,)37 ( )]TJ
0.129 Tw T*
[(de forma a considerar as dimens\365es pol\355tica,)37.1 ( econ\364mica,)37.1 ( ambiental,)37.1 ( )]TJ
0.057 Tw 0 -1.444 TD
[(cultural e social,)37 ( com controle social e sob a premissa do desenvolvi)]TJ
0 Tw (-)Tj
0 -1.444 TD
(mento sustent\341vel.)Tj
0 0 0 1 k
/GS0 gs
0.032 Tw 0.945 -1.444 Td
[(Nesse esp\355rito)37 (,)37 ( a PNRS instituiu a chamada )37.1 (\223responsabilidade com)]TJ
0 Tw (-)Tj
0.022 Tw -0.945 -1.444 Td
[(partilhada\224)37.1 ( pelo ciclo de vida dos produtos)37 (,)37 ( de\037nida como o conjunto )]TJ
0.045 Tw 0 -1.444 TD
[(de atribui\347\365es individualizadas e encadeadas de fabricantes)37.1 (,)37 ( importa)]TJ
0 Tw (-)Tj
0.005 Tw T*
[(dores)37 (,)37 ( distribuidores )0.6 (e comerciantes)37.1 (,)37 ( bem )0.5 (como )0.5 (consumidores )0.5 (e titula)]TJ
0 Tw (-)Tj
0.019 Tw 0 -1.444 TD
[(res dos servi\347os )0.5 (p\372blicos de )0.5 (limpeza urbana )0.5 (e de manejo dos res\355duos )]TJ
0.008 Tw 0 -1.444 TD
[(s\363lidos)37 (,)37 ( )0.5 (para minimizar )0.5 (o volume )0.5 (de res\355duos )0.5 (gerados)37.1 (,)37 ( al\351m de )0.5 (reduzir )]TJ
-0.014 Tw 0 -1.444 TD
[(os impactos causados \340 sa\372de humana e \340 qualidade )0.5 (ambiental decor)]TJ
0 Tw 26.318 0 Td
(-)Tj
-26.318 -1.444 Td
[(rentes do ciclo de vida dos produtos)37.3 (.)]TJ
0.142 Tw 0.945 -1.444 Td
[(No \342mbito dessa responsabilidade compartilhada,)37.1 ( a PNRS imp\365e)37 (,)37 ( )]TJ
-0.017 Tw -0.945 -1.444 Td
[(em rela\347\343o a determinados produtos e a embalagens)37.1 (,)37 ( o dever de log\355s)]TJ
0 Tw (-)Tj
-0.017 Tw T*
[(tica reversa,)37 ( consistente em a\347\365es de retorno)37 (,)37 ( da esfera do consumidor )]TJ
-0.01 Tw 0 -1.444 TD
[(para a do setor empresarial,)37.1 ( de produtos e embalagens )0.5 (em \037m de vida )]TJ
-0.009 Tw T*
(\(ou p\363s-consumo\) para a subsequente destina\347\343o \037nal ambien\
talmen)Tj
0 Tw (-)Tj
0 -1.444 TD
(te adequada.)Tj
0.024 Tw 0.945 -1.444 Td
(O principal instrumento previsto pela PNRS para disciplinar as obri)Tj
0 Tw (-)Tj
-0.027 Tw -0.945 -1.444 Td
(ga\347\365es relacionadas \340 log\355stica reversa de produtos ou embal\
agens es)Tj
0 Tw (-)Tj
-0.019 Tw 0 -1.444 TD
[(peci\037camente considerados \351 o acordo setorial,)37.1 ( contrato \037rmado entre )]TJ
0.019 Tw 0 -1.444 TD
[(o poder p\372blico e o setor empresarial.)37.1 ( )55.2 (A disciplina da log\355stica reversa )]TJ
0.058 Tw 0 -1.444 TD
[(mediante )0.6 (acordo )0.6 (setorial )0.6 (prestigia )0.6 (a )0.6 (consensualidade )0.7 (e )0.5 (a )0.5 (coopera\347\343o )]TJ
0 Tw 0 -1.444 TD
[(no \342mbito da gest\343o de res\355duos)37.3 (.)]TJ
0.02 Tc 0.05 Tw 0.945 -1.444 Td
[(A natureza contratual dos acordos setoriais viabiliza,)37 ( para al\351m)20 ( )]TJ
-0.002 Tw -0.945 -1.444 Td
[(do di\341logo entre o setor empresarial e o poder p\372blico)37 (,)37 ( a participa)]TJ
0 Tc 0 Tw (-)Tj
0.02 Tc -0.023 Tw T*
[(\347\343o dos sujeitos obrigados na modelagem dos sistemas de log\355sti\
ca)20 ( )]TJ
0.053 Tw 0 -1.444 TD
[(reversa,)37 ( o que contribui para a maior efetividade no cumprimento)20 ( )]TJ
0.118 Tw 0 -1.444 TD
[(das obriga\347\365es estabelecidas pela PNRS)55 (,)37 ( sobretudo em rela\347\343o a)20 ( )]TJ
0.037 Tw 0 -1.444 TD
(setores econ\364micos com produtos e embalagens sem qualquer ex)Tj
0 Tc 0 Tw (-)Tj
0.02 Tc 0.114 Tw 0 -1.444 TD
[(peri\352ncia pr\351via de responsabilidade p\363s-consumo)37 (,)37 ( a exemplo de)20 ( )]TJ
0.003 Tw 0 -1.444 TD
[(l\342mpadas)37 (,)37 ( equipamentos eletroeletr\364nicos)37 (,)37 ( medicamentos e produ)]TJ
0 Tc 0 Tw (-)Tj
0.02 Tc 0 -1.444 TD
[(tos comercializados em embalagens)37 (.)]TJ
0 Tc 0.107 Tw 29.449 50.556 Td
[(P)37 (or outro lado)37 (,)37 ( precisamente por se tratar de contrato)37 (,)37 ( os investi)]TJ
0 Tw (-)Tj
0.072 Tw -0.945 -1.444 Td
[(mentos )0.6 (e demais )0.6 (\364nus )0.5 (associados )0.6 (\340 )0.5 (estrutura\347\343o )0.5 (e )0.6 (\340 )0.5 (implementa\347\343o )]TJ
-0.04 Tw T*
(dos sistemas de log\355stica reversa somente podem recair sobre as parte\
s )Tj
-0.031 Tw 0 -1.444 TD
[(signat\341rias)37.1 (.)37 ( )0.5 (Nesse )0.6 (sentido)37 (,)37 ( )0.5 (a )0.6 (quest\343o )0.6 (relativ)18 (a )0.6 (\340 )0.5 (isonomia )0.6 (entre )0.6 (os )0.5 (sujei)]TJ
0 Tw (-)Tj
-0.029 Tw 0 -1.444 TD
[(tos obrigados pela PNRS adquire fundamental centralidade \226 a\037nal,)37 ( na )]TJ
0.022 Tw 0 -1.444 TD
(pr\341tica os agentes econ\364micos que cumprem suas obriga\347\365es )Tj
/T1_2 1 Tf
0 Tw (mais )Tj
/T1_1 1 Tf
25.781 0 Td
(as )Tj
0.024 Tw -25.781 -1.444 Td
(dos agentes n\343o signat\341rios acabam sendo penalizados por cumprir a\
)Tj
0 Tw T*
[(lei \(PNRS\),)37.1 ( sem falar na sujei\347\343o \340 \037scaliza\347\343o do poder p\372bli\
co)37.4 (.)37 ( )]TJ
0.119 Tw 0.945 -1.444 Td
[(A quest\343o da isonomia desdobra-se em tr\352s aspectos)37.1 (.)37 ( Primeiro)37.1 (,)37 ( o )]TJ
0.138 Tw -0.945 -1.444 Td
(dever de log\355stica reversa abarca )Tj
/T1_2 1 Tf
(todos os setores econ\364micos obri)Tj
0 Tw (-)Tj
T*
(gados)Tj
/T1_1 1 Tf
0.102 Tw [(.)37 ( No caso da log\355stica reversa de embalagens)37.1 (,)37 ( por exemplo)37 (,)37 ( as )]TJ
-0.005 Tw 0 -1.444 TD
(obriga\347\365es devem recair sobre )Tj
/T1_2 1 Tf
(todos os produtos embalados)Tj
/T1_1 1 Tf
( e )Tj
/T1_2 1 Tf
(todos os )Tj
-0.019 Tw 0 -1.444 TD
[(ma)-10 (teriais de embala)-10 (gens)]TJ
/T1_1 1 Tf
[(.)37.1 ( Segundo)37 (,)37 ( dentro do mesmo setor econ\364mico)37.1 (,)36.9 ( )]TJ
/T1_2 1 Tf
0.092 Tw 0 -1.444 TD
[(todos )0.5 (os )0.5 (a)-10 (gentes )0.5 (econ\364micos)]TJ
/T1_1 1 Tf
[( )0.5 (devem )0.5 (cumprir )0.6 (obriga\347\365es:)37.1 ( fabricantes)37.1 (,)37 ( )]TJ
0.204 Tw 0 -1.444 TD
[(importadores)37.1 (,)37 ( distribuidores)37.1 (,)37 ( )0.5 (comerciantes )]TJ
/T1_2 1 Tf
0 Tw 16.841 0 Td
(e)Tj
/T1_1 1 Tf
0.149 Tw [( )-54.5 (consumidores)37.1 (.)37 ( T)74 (erceiro)37.1 (,)37 ( )]TJ
0.047 Tw -16.841 -1.444 Td
[(as )0.5 (obriga\347\365es )0.6 (devem )0.6 (ser )0.5 (compartilhadas)37 (,)37 ( )0.6 (isto )0.5 (\351)37 (,)37 ( )0.6 (atribu\355das )0.6 (individual)]TJ
0 Tw (-)Tj
0.076 Tw T*
[(mente a cada agente de forma encadeada,)37 ( de acordo com o esp\355rito )]TJ
0.053 Tw 0 -1.444 TD
[(de coopera\347\343o e colabora\347\343o para o alcance de um \037m comum\
,)37.1 ( qual )]TJ
0.107 Tw 0 -1.444 TD
[(seja,)37 ( a gest\343o dos produtos e das embalagens em \037m de vida.)37 ( Sem )]TJ
0.071 Tw T*
[(isonomia,)37.1 ( n\343o se pode falar em equil\355brio ecol\363gico ou concorrencial )]TJ
-0.017 Tw 0 -1.444 TD
[(de mercado e muito menos em seguran\347a jur\355dica \226 v)18 (alores esses tute)]TJ
0 Tw (-)Tj
0 -1.444 TD
[(lados constitucionalmente)37.2 (.)37 ( )]TJ
-0.017 Tw 0.945 -1.444 Td
[(A )0.5 (\037m )0.5 (de )0.5 (garantir )0.5 (a )0.5 (isonomia )0.6 (no contexto )0.6 (da )0.5 (solu\347\343o )0.5 (contratual )0.6 (elei)]TJ
0 Tw (-)Tj
0.101 Tw -0.945 -1.444 Td
[(ta pela PNRS para o cumprimento do dever de log\355stica reversa,)37 ( em )]TJ
0.121 Tw 0 -1.444 TD
[(cumprimento )0.6 (aos )0.5 (mandamentos )0.6 (constitucionais )0.6 (de )0.5 (prote\347\343o )0.5 (do )0.5 (am)]TJ
0 Tw (-)Tj
0.059 Tw 0 -1.444 TD
[(biente)37.1 (,)37 ( da concorr\352ncia e da seguran\347a jur\355dica,)37.1 ( uma simples solu\347\343o )]TJ
0.002 Tw 0 -1.444 TD
[(poderia ser adotada pelo poder p\372blico executivo:)37 ( a edi\347\343o de decreto )]TJ
0.007 Tw 0 -1.444 TD
[(a exigir que as empresas obrigadas \340 log\355stica reversa,)37 ( por\351m n\343o sig)]TJ
0 Tw (-)Tj
0.113 Tw T*
[(nat\341rias do acordo setorial correspondente)37.1 (,)37 ( cumpram as disposi\347\365es )]TJ
0 Tw 0 -1.444 TD
[(do respectivo acordo)37.2 (.)]TJ
-0.01 Tc 0.09 Tw 0.945 -1.444 Td
[(Em vez de \(re\)disciplinar exaustiv)18 (amente a log\355stica reversa j\341 esta)]TJ
0 Tc 0 Tw (-)Tj
-0.01 Tc 0.001 Tw -0.945 -1.444 Td
[(belecida )0.5 (em )0.5 (acordo )0.5 (setorial )0.5 (\037rmado )0.5 (com )0.5 (parcela )0.5 (dos sujeitos )0.5 (obrigados)37 (,)27 ( )]TJ
0.165 Tw 0 -1.444 TD
[(a solu\347\343o aqui vislumbrada prestigia e refor\347a a negocia\347\343\
o trav)18 (ada)-10 ( )]TJ
0.114 Tw 0 -1.444 TD
[(com )0.5 (quem )0.6 (decidiu )0.5 (respeitar )0.5 (a )0.5 (lei )0.5 (ao )0.6 (mesmo )0.5 (tempo )0.5 (que )0.5 (for\347a )0.6 (os )0.5 (cha)]TJ
0 Tc 0 Tw (-)Tj
-0.01 Tc -0.028 Tw 0 -1.444 TD
[(mados \223caronas\224)37 ( )-37.4 (\()]TJ
/T1_2 1 Tf
0.009 Tw (free riders)Tj
/T1_1 1 Tf
[(\) a cumprir suas obriga\347\365es \226 tudo visando)-10 ( )]TJ
0.063 Tw 0 -1.444 TD
[(\340 efetividade )0.5 (da )0.5 (PNRS )0.5 (\340 luz dos mandamentos constitucionais)37 (.)37 ( )]TJ
/Span<>> BDC
23.888 0 Td
[( )-697 ( )]TJ
EMC
/C2_0 1 Tf
0 Tc 0 Tw 1.98 0 Td
<0084>Tj
ET
0.656 0.576 0.192 0.072 k
/GS1 gs
461.48 625.998 85.606 103.248 re
f*
q
461.48 625.998 85.606 103.248 re
W n
q
87.6478137 0 0 105.2839692 460.4602226 624.9812854 cm
/Im0 Do
Q
Q
BT
0 0 0 1 k
/GS0 gs
/T1_0 1 Tf
-0.055 Tw 0 -6 6 0 547.6713 729.4961 Tm
[(FELSBERG ADV)18 (OGADOS)]TJ
/T1_3 1 Tf
0.02 Tc 0 Tw 8 0 0 8 297.3121 690.3652 Tm
[(POR F)75 (ABRICIO SOLER* E )55 (T)75.1 (ASSO CIPRIANO*)95 (*)]TJ
0.574 0.504 0.168 0.063 k
/GS1 gs
/T1_0 1 Tf
0 Tc 23.6514 0 0 24 59.811 566.4331 Tm
[(ISONOMIA:)37 ( UM PRESSUPOST)45 (O DA LOG\315STICA REVERSA)]TJ
0 0 0 1 k
/GS0 gs
/T1_1 1 Tf
7 0 0 7 260.5484 676.0063 Tm
[(*ADV)18 (OGADO)55 (,)37 ( S\323CIO DE FELSBERG )55.1 (ADV)18.1 (OGADOS)55 (,)37 ( MESTRE EM DIREIT)45.1 (O )]TJ
-0.019 -1.2 Td
[(AMBIENT)45 (AL,)37 ( ESPECIALIST)45.2 (A EM DIREIT)45 (O DOS RES\315DUOS)55.2 (,)36.9 ( CONSELHEIRO )]TJ
0.208 -1.2 Td
[(DE MEIO )55 (AMBIENTE D)18.1 (A FEDERA)18 (\307\303)18.1 (O D)18 (AS IND\332STRIAS DO EST)45.1 (ADO DE )]TJ
4.88 -1.2 Td
[(S\303)18 (O P)45 (A)37 (ULO \(FIESP\) E )55.1 (A)37 (UT)45 (OR DO C\323DIGO DOS RES\315DUOS)55.2 (.)37 ( )]TJ
/T1_4 1 Tf
6.3 0 0 7 257.6105 642.4063 Tm
[(**P)55 (ARTICIP)55 (A)18 (\307\303)18 (O ESPECIAL DE )37 (T)55 (ASSO CIPRIANO)37 (,)37 ( S\323CIO D)18 (A FELSBERG )]TJ
0.82 -1.2 Td
[(AD)10 (V)18 (OGADOS)25 (,)37 ( )37 (T)55 (AMB\311M ORGANIZADOR DO C\323DIGO DOS RES\315DUOS)25.1 (.)]TJ
/C2_0 1 Tf
7 0 0 7 359.9709 625.6063 Tm
<001B>Tj
/T1_1 1 Tf
[(:)37 ( fabriciosoler@felsberg.com.br )]TJ
ET
endstream
endobj
18 0 obj
<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text]>>/Subtype/Form>>stream
0.73 0.707 0.351 0.15 k
/GS0 gs
552.756 765.354 56.693 42.52 re
f
BT
/T1_0 1 Tf
0 Tc 0 Tw 0 Ts 100 Tz 0 Tr 11 0 0 11 382.407 764.6405 Tm
[(LEGISLA)25 (\307\303)25 (O DE RES\315DUOS S\323LIDOS)]TJ
( )Tj
0 0 0 1 k
/GS1 gs
/T1_1 1 Tf
10 0 0 10 357.5818 22.9214 Tm
(setembro/)Tj
0 0 0 0.8 k
/GS0 gs
(September )Tj
0 0 0 1 k
/GS1 gs
( 2017 - Revista )Tj
/T1_0 1 Tf
[(O P)55 (apel)]TJ
ET
endstream
endobj
19 0 obj
<>stream
Adobe d
" "
!1"Q2AaqB3R
#$%&'()*456789:CDEFGHIJSTUVWXYZbcdefghijrstuvwxyz
!1AQa"q2BRb#Sr
$%&'()*3456789:CDEFGHIJTUVWXYZcdefghijstuvwxyz ? ˳QLd0"^JkZۃB#NsHr
hB`ўXh T`9\ۋL2J0DRF05qnRU]|S\zJ9,7(M{ԥRh8(4)PƄsSʈ2MkAҦ
iSt4˧)W- {fdI2PLXg+ &0Н\F,$
Wbp