Artigos Assinados

Pluralidade de opiniões e informações das mais diversas áreas de celulose e papel, por quem vive e entende o cotidiano do setor.

Em dezembro do ano passado a Medida Provisória (MP) nº 910 (chamada de MP da regularização fundiária) alterou o modo de análise de critérios para a regularização das ocupações ocorridas em terras da União, o que gerou algumas discussões sobre a prioridade da concessão de títulos de terra a pequenos produtores.  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Legislação

Ministério da Educação disponibiliza as informações sobre a revisão dos cursos técnicos de celulose e papel, química e automação, entre outros, em consulta pública até o próximo dia 10 de julho para todos que quiserem colaborar com a definição do melhor CNCT  Leia mais.

A indústria de papel e celulose tem evoluído a passos largos na adaptação da redução de resíduos sólidos industriais e no aumento do índice de reciclagem  Leia mais.

Os primeiros tipos de ondas foram aqueles conhecidos como onda A e onda B. Posteriormente, surgiu a onda C. A diferença entre elas era basicamente a altura. A distância entre uma onda e a seguinte (passo) é outra característica;
um número maior de ondas por metro linear vai diferenciar, também, esses diferentes tipos de ondas.

Ainda outro fator importan...  Leia mais.

ARQUIVOS ANEXOS: Artigo ABPO junho (PDF)
Esta publicação fala sobre Papel

O Valor do Engenheiro Industrial Madeireiro no Setor de Celulose e Papel  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Floresta

TERMO DE COMPROMISSO DE EMBALAGENS, COM POUCO PAPEL E PAPELÃO  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Legislação

NOVOS PROTOCOLOS COMO INSTRUMENTO DE SUPERAÇÃO E GERAÇÃO DE VALOR EM CENÁRIOS DESAFIADORES  Leia mais.

Esta publicação fala sobre Gestão

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009