Ibá mostrará contribuição do setor florestal na COP21

Publicação

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) está presente na Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP21), realizada em Paris, França, a partir desta segunda-feira (30), levando ao debate a importância e a contribuição do setor florestal na mitigação das mudanças climáticas.

 

Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Ibá, participará da conferência demonstrando o exemplo brasileiro de capacidade de sequestro de carbono e ações como recuperação de áreas degradadas e reflorestamento por meio das plantações em mosaicos, nas quais as florestas naturais e plantadas se interligam criando corredores ecológicos.

 

“As atividades econômicas ligadas à cadeia de produtos florestais, como celulose, painéis de madeira e pisos laminados, quando apoiadas em manejo florestal sustentável, tornam-se parte fundamental da chamada economia de baixo carbono”, explica ela. “O setor brasileiro de árvores plantadas tem grande potencial de contribuição no combate às mudanças climáticas e no mercado de carbono.”

A executiva lembra que entre as metas do Brasil, estão a recuperação e reflorestamento de cerca de 30 milhões de hectares, além do incentivo a integração lavoura-pecuária e florestas em mais 5 milhões de hectares, e tanto as florestas nativas quanto as plantadas têm papel importante nessas metas.

Elizabeth, que também é presidente do International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA), irá detalhar, em um evento da COP21, os esforços feitos pelo setor mundial de produtos florestais para mitigar as mudanças climáticas. Os membros do conselho internacional conseguiram reduzir em 17% a intensidade da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) desde o ano de referência 2004-2005, conforme evidencia o Sustainability Progress Report 2015 do ICFPA (com dados de 2013).

O ICFPA atua como um fórum global de diálogo, coordenação e cooperação. Juntos, os membros do ICFPA representam mais de 90% da produção global de papel e mais da metade da produção global de madeira.  Para mais informações, acesse icfpa.org.

 

Fonte: Ibá

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009