Publicação
CONDICIONAMENTO DE FELTRO – UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA E O PROJETO DE SISTEMAS DE VÁCUO

Autores:
Jörg Zürcher 
Rafael Mendes 
Wagner Canelhas 

Referências: O PAPEL VOL 78 NUM 4 - PP 81 - 86 - APR 2017

RESUMO

O processo de deságue e condicionamento de feltro sofre constan-te influência da qualidade do sistema de vácuo. A sincronia operacional entre os níveis de vácuo e a permeabilidade do feltro é fator de grande relevância a considerar-se em projetos de sistemas de vácuo. Tais premissas podem influenciar significantemente a vida útil do feltro e impactar a disponibilidade do processo.A variação da permeabilidade do feltro ao longo de sua vida útil requer permanente adequação no nível de vácuo. Com o aumento da saturação do feltro e consequente queda de sua permeabilidade, o sistema de vácuo deve estar apto a compensar a vazão requerida pelo sistema e ajustar o vácuo para um nível mais elevado.
Caracterizando-se como turbomáquinas de princípio operacional dinâmico, os sopradores de vácuo centrífugos se adaptam ao espectro operacional de vazões e níveis de vácuo distribuídos ao longo do tempo de campanha de um feltro, tornando possível suprir de ótima forma a flexibilidade requerida pelo sistema. Tal tecnologia também se prova mais eficiente energeticamente quando comparada ao conceito das bombas de vácuo tradicionais.
Dando sequência ao entendimento dos fundamentos operacionais de cada tecnologia, serão discutidas as curvas de resistência do sistema (vazão e pressão) com relação às curvas de deságue de feltro conforme propostas por De Crosta (1980) e amplamente adotadas em projetos de sistemas de vácuo. Ambas as tecnologias para geração de vácuo poderão, então, ser comparadas sob a luz dos aspectos relativos ao mais adequado condicionamento de feltro.

Palavras-chave: condicionamento de feltro, projeto de sistemas de vácuo, deságue eficiente, sopradores de vácuo, bombas de vácuo.
Anexos

Clique aqui para fazer o download do Artigo

PDF | 1069 Kb

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009