PLANTAR FLORESTAS, PRODUZIR ÁGUA E CONECTAR PESSOAS

Artigos Assinados | Coluna Setor Florestal em Questão | 21.06.2017
Publicação
Os dias que antecederam a entrega deste artigo foram conturbados nos âmbitos internacional e nacional em termos de política ambiental. A notícia da saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris gerou comoção geral, com intensas manifestações de repúdio ao presidente Donald Trump, por ter abandonado o tratado internacional que pretende mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas. 

Trump já vinha manifestando claramente sua discordância em manter o país no acordo climático, alegando que a adoção completa do tratado traria prejuízos para a economia norte-americana e, portanto, ignorou o atendimento a compromissos e metas previstos, bem como desconsiderou o clamor social da maioria da nação. Os Estados Unidos, todavia, estão organizados sob uma estrutura federalista, com claras competências individuais de seus estados membros nas esferas executiva, judiciária e legislativa. Dessa forma, Califórnia, Nova York e Washington puderam estabelecer limites de emissão para Gases de Efeito Estufa (GEE). Juntos, esses três estados, que abrangem um quinto da população e do Produto Interno Bruto (PIB) total dos Estados Unidos, foram responsáveis por 11% das emissões poluentes totais do país em 2014.

Leia mais. Faça o download do arquivo PDF disponível para download.
Anexos

Clique aqui para fazer o download do arquivo

PDF | 624 Kb

 

Pedro de Toledo Piza

ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO AMBIENTAL, GRADUADO PELA UNIVERSIDADE MACKENZIE, COM MBA PELA POLI-USP E MESTRADO PELO IPT-USP, EM MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS, AUDITOR AMBIENTAL PELO EARA. FOI ALUNO DA ESG. É MEMBRO DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO CJE-FIESP E DA ABTCP.

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009