Empresas japonesas Daio e Marubeni compram a Santher

Publicação
Empresas japonesas Daio e Marubeni compram a Santher S.A.
 
Um dos principais players do mercado de consumo do País, a Santher acaba de ser vendida para as gigantes japonesas. 
 
27-02-2020 – Fabricante das marcas Personal, Sym, Snob e Kiss, entre outras, a Santher Fábrica de Papel Santa Therezinha S.A anuncia a venda de 100% de suas ações ordinárias para a joint venture H&PC Brazil Participações S.A., controlada pelas empresas japonesas Daio Paper Corporation (51%) e Marubeni Corporation (49%), numa transação cujo preço de aquisição líquido de endividamento é de R$2,303 bilhões (dois bilhões e trezentos e três milhões de reais). 
 
Para a Daio, líder asiática na produção de papéis tissue e de produtos para cuidados pessoais, a transação representa uma oportunidade atrativa de entrar no mercado brasileiro onde a demanda por bens de consumo, incluindo o de cuidados pessoais, deve aumentar significativamente. A empresa tem planos de estender o negócio para as regiões da América do Sul e conquistar clientes interessados em produtos de alto valor agregado nas regiões do oeste e sul da África.
 
A Marubeni considera a expansão no mercado internacional dos produtos  H&PC (papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes femininos, guardanapos, etc.) como uma nova oportunidade de crescimento e prevê fornecê-los  com alta qualidade em todo o mundo, e, ao mesmo tempo, contribuir para um ambiente sustentável e um estilo de vida seguro e confortável. 
 
Segundo José Rubens de la Rosa, CEO da Santher, o negócio compreende a ampliação e diversificação do portfólio de produtos Santher. “Vamos agregar às nossas potencialidades de gestão e governança, recursos financeiros e sinergias, bem como tecnologias de produtos e processos, e melhorando o atendimento às sociedades brasileira e latino-americana”, afirma de la Rosa.
 
Confiança na Economia Brasileira
 
A Daio e a Marubeni decidiram entrar conjuntamente no mercado brasileiro atraídas pela perspectiva de significativo crescimento populacional e pelo desenvolvimento econômico do país, onde se verifica notável expansão da demanda para bens de consumo (incluindo produtos de cuidados pessoais).  O mercado de H&PC brasileiro é o quarto maior mercado do mundo, com a marca anual de crescimento de 5,6% (produtos de papel doméstico) e 5,4% (fraldas descartáveis) nos últimos cinco anos.
 
Os novos acionistas acreditam no amplo potencial da Santher para aumentar sua rentabilidade pela aceleração de seu processo de reorganização do sistema produtivo e implementação de medidas para estimular o crescimento da companhia. Os novos controladores reconhecem a força das marcas Top of Mind da Santher e irão potencializar este valor com a introdução de produtos premium. Planejam dar início à fabricação e distribuição de fraldas adultas, e reforçar o foco em produtos B2B de rápido crescimento para hospitais e clínicas pela introdução de novas tecnologias. 
 
Mercado Global
 
O mercado global de produtos H&PC é avaliado em aproximadamente US$ 180 bilhões (2018), com uma taxa de crescimento anual em torno de 3% nos próximos anos. A Daio e a Marubeni têm perspectivas promissoras para o mercado, tendo em vista a crescente demanda por produtos H&PC, impulsionada pelo crescimento populacional, desenvolvimento econômico, bem como pela melhoria dos padrões de vida nos países emergentes. Elas também acreditam que nos países desenvolvidos haverá uma grande demanda por fraldas adultas de acordo com o avanço do envelhecimento da população.
 
Sobre a Santher
 
Fundada há 82 anos, a Santher oferece ao mercado linhas de papéis higiênicos, lenços de papel, guardanapos, toalhas de papel, protetores e absorventes femininos, fraldas e lenços umedecidos para bebês. Produz cerca de 180 mil toneladas/ano de papel, volume que a coloca entre as maiores do setor no mundo em capacidade de produção, atuando nos segmentos de papéis sanitários, personal care, papéis especiais e “away from home”. A Santher tem uma sólida liderança no mercado de H&PC com a marca Personal® e é a quarta maior fabricante de fraldas descartáveis infantis e absorventes femininos.
 
Sobre a Daio
 
Fundada em 1943, a Daio é uma empresa japonesa listada em bolsa que produz uma vasta gama de produtos de papel e registou receita de JPY 533,9 bilhões (BRL 21,0 bilhões)  no FY3/19. A Daio tem grande presença no mercado doméstico na categoria H&PC (produtos para o lar e cuidados pessoais) e construiu uma base sólida no Japão, compreendendo todos os aspectos da produção e fornecimento de papel, incluindo papel de jornal, papel para impressão e publicação, papel para embalagens e embalagens de papelão. A Daio tem aproximadamente 10.500 funcionários em todo o mundo, distribuídos em 32 subsidiárias localizadas na América do Norte, no Chile, na Tailândia, na Indonésia, na China, na Coréia e no Japão, e em escritórios de representação localizados no Vietnã, na Malásia, em Taiwan, na Turquia e na Rússia.
 
Sobre a Marubeni
 
A Marubeni é uma trading líder no Japão, com rotas que remontam a 1858 e receita de mais de JPY 7,4 trilhões (BRL 290,4 bilhões) no FY3/19. A Marubeni atua em vários negócios por meio de cinco grupos de negócios: Produtos de Consumo; Alimentos, Agricultura e Produtos Químicos; Energia e Metais; Máquinas, Infraestrutura e Finanças; e CDIO, fornecendo lascas de madeira e combustível de biomassa, celulose e resíduos de papel, papel, papelão e materiais de construção civil a partir da divisão de Produtos de Consumo. A Marubeni opera 136 filiais/escritórios em 67 países e regiões, com mais de 42.000 funcionários em todo o mundo.

Fonte> Santher

 

Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009