LIFELONG LEARNING OU GESTÃO PARA RESULTADOS?

Publicação
LIFELONG LEARNING OU GESTÃO PARA RESULTADOS?

POR BRUNO RODRIGUES DE MORAES
Pulp & Paper and Sustainable Development Program Manager | Falconi
Formado em Administração pela UFRGS com Especialização em Controladoria e Finanças pela PUCRS. Atua na Falconi há
mais de 9 anos, liderando projetos de consultoria em gestão para governança corporativa, formulação estratégica e melhoria
de resultados econômico-financeiro, além de liderar o Programa de Desenvolvimento Sustentável.



Cada vez mais se fala em lifelong learning (ou
aprendizado contínuo ou educação continuada)
e vejo por aí pessoas acreditando que isto é
um conceito novo ou algo que foi desenvolvido
recentemente, o que não é verdade.
Considero que nada é mais poderoso do que uma boa meta
para nos fazer sair do lugar e buscar o desconhecido, ou seja,
aquele conhecimento que hoje ainda não temos e nos afasta
daquele resultado desejado e, muitas vezes, necessário para a
perenidade das nossas organizações.
Mas como conciliar Gestão para Resultados e lifelong
learning?
Vejamos:
• Identificação do problema
Se gerenciar é definir metas desafiadoras e factíveis (e
atingi-las), podemos pensar que isso é um constante movimento
de sair da zona de conforto e buscar conhecimento.
Mas esse não é o conceito do aprendizado contínuo?
Então, o papel do líder é o de direcionar seus liderados
(e a si mesmo) na direção de novos conhecimentos. Se esta
rotina é repetida constantemente, temos uma busca contínua
pelo desconhecido. Ou seja, liderar é mobilizar e
engajar as pessoas no aprendizado que gera competências
para bater as metas de sobrevivência das organizações.
• Definição e execução de um plano de ação
Ninguém possui um gap de resultado por vontade própria e
sim porque ainda não sabe como atingir o patamar desejado,
seja ele de um resultado financeiro, de um indicador de saúde e
segurança, de medição do clima organizacional, de satisfação de
clientes, ou qualquer outro.
Um bom plano de ação é aquele que nos leva a fechar os gaps
que foram identificados e priorizados. Para tanto, ele precisa ser
definido, à luz da meta e do conhecimento que não está instalado,
mas principalmente precisa ser executado.

Definir e executar um plano de ação é como elencar conhecimentos
necessários (e que ainda não temos), bem como
o processo de obtenção deles, seja por meio de treinamentos
in company, cursos externos de curta duração, educação formal,
consultorias ou boas práticas.
• Controlar a execução, rever o planejamento e aprender
com o processo
Não existe planejamento perfeito, dado que não temos como
prever o futuro e dominar todas as variáveis envolvidas no contexto.
Assim, tanto ou mais importante do que o plano de ação,
é ter uma rotina de verificação, aprendizado e replanejamento
cada vez mais ágil. O melhor gestor não é aquele que se destaca
pelo planejamento que elabora e, sim, pela sua capacidade acima
da média de adaptação.
Olhando pelo prisma do aprendizado, nos ciclos ágeis de verificação
e replanejamento, nada mais estamos fazendo do que
verificar os conhecimentos que não foi possível identificar antes
como necessários e/ou que emergiram durante o processo como
críticos para o sucesso que se está buscando.
Então lifelong learning e gestão para resultados são excludentes?
Muito pelo contrário: eles são complementares!
O aprendizado contínuo é uma forma de potencializar o
processo de abrir e fechar gaps. Da mesma forma que podemos
considerar que bater metas, por meio do método, é uma forma
de educação continuada.
Todos nós (líderes) precisamos focar em melhorar sempre
na forma de liderar e de atingir resultados excepcionais. E, para
tanto, precisamos fazer uso de todos os recursos que estão à
nossa disposição.
Motivem, provoquem e incentivem os seus times (e vocês
mesmos) para melhorar seus resultados e adquirir conhecimento
continuamente. Não há alternativa. E, com isso, faremos
com que o lifelong learning deixe de ser um conceito e passe a
ser uma ferramenta poderosa da nossa rotina.

Anexos

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