Publicação
O startup da primeira máquina de papel (MP27) do Projeto Puma II, localizado em Ortigueira-PR, no final de agosto, concretizou uma etapa importante da estratégia de crescimento da Klabin no segmento de embalagens. Com capacidade produtiva de 450 mil toneladas, a MP27 dedica-se à produção do Eukaliner®, primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibras de eucalipto.

Inédito e inovador, o produto apresenta uma estrutura mais robusta, permitindo a
redução de gramatura das embalagens de papelão ondulado em até 10%, com aumento de resistência e melhor qualidade de impressão. O kraftliner de fibra curta ainda soma atributos de sustentabilidade, já que utiliza menos recursos para produção do mesmo volume de papel.

O startup da MP27 não só reflete um marco no ciclo de expansão pelo qual a
companhia vem passando – a partida representa a conclusão da primeira fase do
projeto que soma um aporte total de R$ 12,9 bilhões e contempla a construção de mais uma máquina de papel com produção de celulose integrada, essa próxima voltada à fabricação de papelcartão e com startup previsto para 2023 – como reforça sua capacidade de crescimento sustentável aliado à tecnologia.


“Buscamos o que há de mais moderno para, assim como feito na Unidade Puma, tornar o Puma II referência mundial em sustentabilidade, tecnologia e inovação, alinhados aos princípios da Indústria 4.0 e com o objetivo de oferecer ao mercado produtos de alta qualidade, gerando valor à companhia e à sociedade, sempre em sintonia com as melhores práticas de saúde, segurança e buscando o desenvolvimento das comunidades do nosso entorno”, pontua Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação e Sustentabilidade da Klabin.

Na entrevista a seguir, o executivo revela como o projeto foi desenhado, detalha as particularidades técnicas por trás da produção inovadora e comenta sobre o status atual e previsto para o ramp up.
Anexos

PDF | 200 Kb

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009