Voith Paper lança programa de sustentabilidade

Publicação

Voith Paper lança programa de sustentabilidade "Papermaking for Life", e investirá cerca de 100 milhões de euros por ano em uma produção de papel ainda mais sustentável e eficiente

 

·         A Voith Paper investirá cerca de 100 milhões de euros por ano na pesquisa e desenvolvimento de soluções de fabricação de papel do futuro

·         A meta é alcançar uma produção de papel 100% neutra em carbono, reduzir o consumo de água limpa em 90% e aumentar a taxa de reciclagem de papel para 90% até 2030

·         A Voith já está estabelecendo novos padrões em diversas iniciativas de sustentabilidade

 

HEIDENHEIM, Alemanha. Para atender às metas do Acordo de Paris, fabricantes de papel do mundo inteiro se deparam com o desafio urgente de tornar sua produção mais sustentável. Como fornecedora de tecnologia papeleira com atuação mundial, a Voith Paper assume um papel de liderança no setor para alcançar essas metas e oferecer aos seus clientes as melhores soluções para garantir uma produção de papel mais sustentável e eficiente. Para isso, a empresa está lançando a ofensiva de inovação e desenvolvimento "Papermaking for Life".

 

Andreas Endters, presidente e CEO da Voith Paper, destaca: "Com nossa força de inovação, amplo know-how e tecnologias otimizadas, estamos fazendo uma contribuição fundamental para impulsionar a sustentabilidade na produção de papel. Nossa aspiração é definir padrões no setor – hoje e no futuro. É isso que nos permitirá alcançar, junto com nossos clientes, os melhores resultados para tornar a produção de papel ainda mais sustentável e eficiente. É com esse intuito que lançamos o programa Papermaking for Life."

 

O programa de sustentabilidade desta fornecedora completa definiu metas ambiciosas para 2030: uma produção 100% neutra em carbono, que melhorará significativamente a pegada de carbono de seus clientes por meio de soluções digitais, produtos com consumo otimizado de energia e o uso eficiente de energias renováveis. Além disso, a Voith Paper vem pesquisando tecnologias disruptivas que abrirão as portas para um processo de fabricação completamente novo, que reduzirá o consumo de água limpa na produção de papel em 90%. Além disso, o aproveitamento de novos fluxos de fibras recicladas permitirá alcançar uma taxa de reciclagem de até 90% na fabricação de papel.

 

"Com nossas soluções, estamos lançando as bases para a produção de papel do futuro", afirma o Dr.Michael Weiß, diretor de tecnologia da Voith Paper. "A sustentabilidade tem enorme peso na nossa área de pesquisa e desenvolvimento. É por isso que investiremos cerca de 100 milhões de euros por ano em inovações. Como força propulsora no setor, atuamos em todas as etapas da cadeia de valor. Nossa 'fábrica-modelo de papel' é um exemplo disso."

 

Tecnologias novas e otimizadas para um consumo mínimo de recursos

Até 2030, a otimização de produtos existentes aliada ao uso de soluções digitais permitirão reduzir o consumo de energia na fabricação de papel em até 30%. Além disso, a empresa vem pesquisando tecnologias disruptivas de produção que poderão oferecer outros 50% de economia de energia. Quando combinadas com energias renováveis, essas soluções permitirão eliminar 100% das emissões de CO2 na fabricação de papel.

 

A água é outro recurso valioso na produção de papel. Circuitos fechados de água são cada vez mais importantes – principalmente nas regiões em que a água é um recurso escasso. Junto com sua subsidiária Meri, a Voith desenvolveu o conceito AquaLine, o mais eficiente circuito fechado de água, que reduz o lançamento de efluentes a 0 e consome apenas 1,5 litro de água limpa para cada quilo de papel produzido. Por meio de tecnologias disruptivas, pretendemos reduzir o consumo de água limpa em 90% até 2030.

 

A Voith Paper também estabelece padrões no consumo de fibras: os sistemas de preparação de massa BlueLine oferecem economias de fibras de 10% a 15% aos nossos clientes. Além disso, como membro da aliança 4evergreen, a Voith Paper está empenhada em aumentar o uso de embalagens à base de fibras na economia circular. O objetivo dessa parceria é promover novos fluxos de reciclagem que permitam aumentar a taxa de reciclagem de papel para mais de 90% até 2030.

 

Com uma ampla gama de soluções de digitalização e automação, o portfólio Papermaking 4.0 aumenta significativamente a eficiência e a disponibilidade das linhas de produção de papel. As aplicações digitais são rápidas de implementar e muitas vezes se pagam em menos de um ano. Estimativas indicam que a digitalização pode render economias de até 15% nos custos de produção.

 

Unidades operacionais da Voith em todo o mundo já são neutras em carbono

A Voith Paper também assume a responsabilidade por suas próprias emissões: desde o início de 2022, todas as suas operações (bem como as de todo o Grupo Voith) já são climaticamente neutras. E a empresa pretende intensificar essas iniciativas no futuro, como pode ser visto pelos seguintes exemplos: a Voith aumentará sua autogeração fotovoltaica, sua eficiência energética e a proporção de eletricidade renovável que utiliza. Além disso, a Voith Paper alcançou ambiciosas metas de sustentabilidade traçadas nos últimos anos: de 2012 até o ano fiscal de 2020/21, o Grupo reduziu sua geração de resíduos em 33%, seu consumo de água em 56% e seu consumo de energia em 38%. Por fim, as ações sustentáveis da Voith Paper e do Grupo Voith também são comprovadas pela classificação B- dada pela agência independente de classificação ISS ESG, o que coloca o Grupo Voith entre as 3 empresas de engenharia mecânica e industrial mais sustentáveis do mundo.

  

Com o lançamento do seu programa de sustentabilidade "Papermaking for Life", a Voith Paper apresenta tecnologias e iniciativas versáteis que resultam em processos de fabricação de papel mais eficientes e sustentáveis. O programa foca os pilares de economia de água, energia e fibras, e utiliza a digitalização, inovações e parcerias para proporcionar máxima sustentabilidade à produção de papel. Saiba mais sobre as iniciativas da Voith Paper na área de sustentabilidade: https://voith.com/Papermaking-for-Life .

 

Acesse também o nosso último relatório de sustentabilidade: https://voith.com/corp-de/VZ_Sustainability-Report_21_en.pdf.

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009