OPORTUNIDADES DA BIORREFINARIA FLORESTAL:
TENDÊNCIAS E DESAFIOS
Autores: José Henrique Camargo Pace, Fernando José Borges Gomes, Roberto Carlos Costa Lelis, Julia de Cristo
Figueiredo, Dalila Batista Albertassi, Geraldo Ferreira David, Larisse Aparecida Ribas Batalha1
1
Departamento de Produtos Florestais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Brasil
O PAPEL vol. 84, N.o 8, pp. 90 - 97 - AUG 2023
RESUMO
A demanda por produtos alternativos e sustentáveis tem se tornado uma premissa para o setor de Celulose & Papel, que possui grande potencial, pois tem como principal matéria-prima a madeira e como seus principais produtos a celulose – que já é amplamente comercializada – e os licores de cozimento, rico em
diversos componentes que podem ser úteis para caminharmos em busca de processos industriais mais ambientalmente corretos.
Praticando a assim chamada Biorrefinaria Florestal, a utilização desses derivados da madeira pode apresentar alternativas em sua utilização. Mas o conhecimento de quanto ainda estamos longe ou perto de consolidarmos essas estratégias é uma pergunta recorrente da sociedade e necessária para as empresas e institutos de pesquisas que têm foco nessas aplicações. Com o objetivo de entender o estado da arte de como estão sendo conduzidas as pesquisas e validações das plantas de biorrefinaria em escala pilotp ou mesmo industrial, o presente trabalho apresenta um sucinto panorama sobre as pesquisas para alguns possíveis subprodutos da indústria de Celulose & Papel. Dessa forma, foram analisandos o quantitativo desses trabalhos para os últimos cinco anos, vinculados à plataformas de pesquisa e de modo qualitativo. O país que mais apareceu no levantamento foi a China, com mais de 35% dos trabalhos avaliados, seguido do Brasil e Canadá. A maior parte dos trabalhos brasileiros avaliados apresentaram ligações com a produção ou utilização da lignina Kraft, nanoceluloses e lignosulfonatos. Muitas iniciativas em escala piloto têm sido registradas no mundo, principalmente para nanoceluloses e lignina kraft.
Autor correspondente: Fernando José Borges Gomes. Seropédica-RJ, 23890-000 Brasil. Fone: +55-31-987370555.
e-mail: fernandogomes@ufrrj.br
Leia o Artigo Técnico completo no PDF