19o Seminário de Recuperação e Energia

Notícias | Recuperação e Energia | 31.05.2012
Publicação

Dividido em quatro painéis estratégicos, o 19º Seminário de Recuperação e Energia promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), em parceria com a empresa Fibria e patrocínio da Metso S.A., contemplou o universo das caldeiras de recuperação do parque industrial brasileiro.

O primeiro deles discutiu a capacidade das caldeiras de recuperação das fábricas brasileiras, que evoluiu consideravelmente ao longo dos anos. O seminário pontuou exatamente esse avanço e a questão da sua eficiência energética, estabilidade operacional e tempo de campanha dessas caldeiras.

De mesma importância, a qualificação da mão de obra responsável pela operação dessas caldeiras também foi outro ponto alto da discussão. A necessidade de treinamentos constantes, da fixação do profissional no emprego fabril e da compreensão da cultura do colaborador por parte dos seus superiores, foram amplamente abordados.

Os dois painéis seguintes trataram dos assuntos do aperfeiçoamento de processos operacionais, novos equipamentos e da área de manutenção e segurança e dos Procedimentos de Parada de Emergência (PPE). A NR-13 também entrou em questão, em assunto discutido pelos representantes do setor no Comitê de Estudos, presentes na ocasião.

O evento foi realizado na unidade da Fibria Celulose em Jacareí, São Paulo, entre os dias 24 e 25 de maio e reuniu mais de 70 profissionais do setor, de várias empresas no Brasil.

 

Anexos

Clique aqui e confira o resumo do 19o Seminário de Recuperação e Energia

Adobe PDF | 409 Kb

 

Thais Santi
Jornalista Revista O Papel
tel. (11) 38742726
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Participe, deixe abaixo os seus comentários.

Ajax Indicator
Ajax Indicator

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

A ABTCP espera sua mensagem, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

O Papel | ABTCP | Todos os direitos reservados 2009